Consultoria A Empresa
Artigo: Consultoria A Empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DNLLSO • 27/11/2013 • 1.903 Palavras (8 Páginas) • 441 Visualizações
Introdução
O dia a dia das empresas hoje esconde diversas teorias que a sociedade nunca viu, sabemos que por trás de uma boa administração, existe sem um bom gestor, ou seria administrador?
O processo de gerir requer competência, logo é preciso ser capacitado para tal, dar espaço a técnicas, teorias, e a visão de futuro, o que auxilia no processo de descobertas tanto positivas quanto negativas, afinal suas influencia podem mudar o rumo da empresa, que por sua vez influenciará em sua comum todo um ciclo de produtos e valores da sua região atuante.
Após analisar artigos e livros pudemos compreender e citar as competências do gestor, empresário e seu principio a empresa.
1.0 Habilidades necessárias para um gestor de sucesso
Primeiramente, um bom gestor deve lidar com as pessoas á sua volta de maneira sábia e adequada. Cada indivíduo pensa e age de forma diferente. Cabe ao gestor utilizar-se da melhor maneira de tratar os funcionários, satisfazendo ambas as partes e fazendo com que as equipes se mantenham motivadas e com foco no crescimento.
Gerir uma empresa de grande porte requer autocontrole, fazer dela a melhor não é tarefa simples, porém, com determinação e segurança nas atitudes e decisões tomadas, essa tarefa se torna possível.
Um bom gestor é adaptável as regras e as cobranças de resultados alcançáveis. Também sabe trabalhar sobre pressão e entende que é perfeitamente normal ter de fazê-lo ao invés de se revoltar com a situação imposta. Sabe que é competente para estar onde está e faz jus ao cargo que ocupa mostrando toda sua capacidade.
1.1 O conceito de Empresa, de gestor e empresário.
Empresa – São agrupamentos de pessoas com o mesmo fim: atingir determinados objetivos. Tem a finalidade de descobrir como fazê-lo com o menor custo e menor tempo possível.
Estão em constantes mudanças e reelaborações a fim de que a atividade econômica exercida seja produtiva.
Gestor – É o profissional que, dentro da organização, lidera um grupo de pessoas e está diretamente comprometido com o bom funcionamento desta, bem como, com o alcance de metas.
Deve ser ágil, ter capacidade de liderança e vasto conhecimento na área.
Empresário – O empresário pode ser pessoa física ou jurídica. Exerce uma atividade econômica buscando gerar lucros, podendo ser a apresentação de uma mercadoria ou a prestação de um determinado serviço.
1.2 Por que as empresas são consideradas Sistemas Abertos?
São consideradas Sistemas Abertos, pois sofrem influência do meio interno e externo, além de também exercerem influência sobre eles.
1.3 O que é missão, visão e valores organizacionais?
Missão –Significa a razão de existir da empresa. O motivo pelo qual foi criado o produto ou serviço e para quem será oferecido.
Visão – É o que a empresa pretende ser, é o projeto de futuro. Pode ser determinado um período de tempo para que o objetivo se transforme em realidade.
É um direcionamento de ideias para o futuro ser bem sucedido.
Valores – São as crenças e códigos de ética aplicados nas organizações. É no que a empresa acredita e o que prega com relação ao que acredita ser correto profissionalmente falando.
2.0 Missão, Visão e Valores da B.O.N.I.T.A
Gerir pessoas é muito mais do que simplesmente delegar ordens. É colocar em prática seus conhecimentos e também adquiri-los, pois lidar com o ser humano nunca foi tarefa fácil, muito menos satisfazer a todos, de forma que a organização cumpra com suas metas e atinja a ascensão esperada.
É essencial que o gestor se adapte ao ambiente e as regras impostas. O mesmo também deve se sobressair ás dificuldades do setor, bem como, ter autocontrole suficiente ao lidar com o stress gerencial.
Dentro da organização, os funcionários buscam as mesmas coisas, tem os mesmos objetivos e podem mudar constantemente de método esperando que a empresa cresça cada vez mais.
Para uma empresa dar certo, é essencial que haja o total conhecimento da missão, visão e valores que esta possui. E fazer com que esses itens sejam realmente seguidos.
Missão: é a razão de existir do negócio, o porquê de ele ter sido criado, portanto a missão da BONITA é proporcionar beleza e bem estar a homens e mulheres com produtos e serviços de qualidade.
Visão: é o projeto de futuro da empresa é como ela se vê daqui a algum tempo, logo a visão da BONITA é ser a melhor empresa da região no ramo de beleza e cosméticos.
Valores: É no que a empresa acredita, é o que prega como sendo correto e ético perante a sociedade, a BONITA acredita que os melhores produtos são internacionais, por isso, não trabalha com marcas nacionais.
Entretanto o principal fator negativo da empresa BONITA é externo que colabora para queda do faturamento, cujo, foi à inauguração de uma clinica de estética nas proximidades. Toda via alguns fatores internos também foram responsáveis por essa queda como o aumento de reclamações de clientes (10% a mais do que no ano anterior) e a perda significativa de clientes ocasionadas pelo mau atendimento ou pela abertura do novo salão. Nesse caso, devemos considerar as duas hipóteses.
Após analisarmos os fatores: missão, visão e valores da empresa BONITA, percebemos que embora haja princípios para o crescimento e objetivos traçados para o sucesso, algumas coisas não estão caminhando bem.
2.1 Público Alvo da B.O.N.I.T.A
Pessoas de ambos os sexos, classe média (porém clientes de classe baixa e alta serão muito bem atendidos de forma que não haja constrangimento entre eles).
Faixa etária: Os clientes que procuram a BONITA têm idade entre 20 e 45 anos. A maioria são mulheres, mas a procura por homens está aumentando consideravelmente nos últimos meses.
2.2 Departamentos (Organograma)
• Proprietária: Negocia com fornecedores
...