Contabilidade Comercial
Monografias: Contabilidade Comercial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dane.pe • 10/10/2013 • 816 Palavras (4 Páginas) • 558 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Definições conceituais dos Princípios da Contabilidade 4
3 Regime de apuração 5
4 Métodos de avaliação de Estoques 6
5 Operações com Mercadorias e Impostos 7
6 Operações Financeiras 8
7 Demonstrações Contábeis 9
8 Legislação Profissional 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho acadêmico é abordar itens importantes da contabilidade comercial. Conceituar e buscar na legislação vigente as normas da Contabilidade e dos lançamentos dos fatos contábeis.
Definições conceituais dos Princípios da Contabilidade
a. Entidade: esse princípio é dado pelo Artigo 4°, da Resolução 753/93 do CFC. Ele determina que seja distinto o patrimônio da Entidade do patrimônio dos sócios ou de outras empresas pertencentes ao mesmo grupo. Desta forma o patrimônio da empresa pertence a ela.
b. Continuidade: esse princípio é dado pelo Artigo 5°, da Resolução 753/93 do CFC. Esse princípio instrui os contadores a levar em conta a natureza não finita das empresas, levando em conta que no futuro elas continuarão existindo.
c. Competência: esse princípio é dado pelo Artigo 9°, da Resolução 753/93 do CFC. Determina que os fatos contábeis sejam reconhecidos no período a que se referem, independente do recebiemento ou pagamento.
Regime de apuração
Caixa: neste regime de apuração o registro do fato contábil é condicionado ao recebimento ou saída de valores. Neste regime, caso haja uma venda à prazo o lançamento não é feito no ato da venda, mas no ato do recebimento do valor correspondente a esta venda.
Competência: este é o aceito pela legistação fiscal onde o lanaçamento independe do pagamento ou recebimento, ou seja, pelo regime de competência se uma venda é feita à prazo e seu recebimento se dará em 45 dias o lançamento do fato se dará pela data da venda e não no recebimento do valor correspondente a esta venda.
Métodos de avaliação de Estoques
PEPS: o significado da sigla PEPS é Primeiro a Entrar Primeiro a Sair. Neste método a mercadoria que entrou primeiro no estoque é a primeira a sair.
UEPS: o significado da sigla UEPS é o Último a Entrar Primeiro a sair. Neste método a mercadoria que entrou por último no estoque é a primeira a sair.
Custo Médio Ponderado: é um método de custeio do estoque em que é calculado o custo médio e as unidades físicas constantes do estoque. Desta forma a cada compra ou venda é calculado um novo Custo Médio.
Operações com Mercadorias e Impostos
Reconhecimento da Receita: a receita é considerada realizada quando da disponibilização da mercadoria ou serviço ao cliente. Isto é, este é o momento em que a receita deve ser contabilizada.
Dedução da Receita: são deduzidos da Receita as vendas canceladas, descontos concedidos, impostos incidentes sobre vendas, para ao final determinar a receita líquida.
Imposto e contribuições na compra e na venda (ICMS, PIS e COFINS): sempre que houver comércio de mercadorias, para empresas com tributação pelo lucro real, exite a incidência de impostos, a saber ICMS, PIS e COFINS. Quando há a compra de mercadorias a empresa pode fazer o lançamento destes impostos a recuperar. Quando há a venda de mercadorias a empresa deve fazer o lançamento destes impostos a recolher. Ao final do período, em época própria, é feito o batimento destas contas contábeis para apurar o valor dos impostos para a empresa
...