Contabilidade Comercial
Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Comercial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kinhaalves • 3/11/2013 • 2.768 Palavras (12 Páginas) • 309 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JÉSSICA ALVES DE OLIVEIRA
CONTABILIDADE COMERCIAL
Guarabira-PB
2013
JÉSSICA ALVES DE OLIVEIRA
CONTABILIDADE COMERCIAL
Trabalho apresentado à atividade interdisciplinar-individual da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Guarabira- PB
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 4
2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 5
2.1 Princípios de Entidade, Continuidade e Competência ........................................ 5
2.2 Regime de Apuração (Caixa e Competência) ..................................................... 6
2.3 Métodos de Avaliação de Estoques (PEPS, UEPS, CUSTO MÉDIO) ................ 6
2.4 Operações com mercadorias e Impostos ............................................................ 8
2.5 Operações Financeiras (Aplicação Financeiras e Juros Compostos) .............. 10
2.6 Demonstrações Contábeis (Balanço Patrimonial e DRE) ................................. 11
2.7 Legislação Profissional (Funções do CRC) ...................................................... 11
3 CONCLUSÃO........................................................................................................ 12
REFERÊNCIAS......................................................................................................... 13
1 INTRODUÇÃO
A presente pesquisa procurou fazer um levantamento teórico e conceitual sobre a CONTABILIDADE COMERCIAL, no decorrer deste trabalho acadêmico veremos os princípios que regem a contabilidade, abordando o principio da entidade, da continuidade e da competência. Apresentaremos também os dois regimes de apuração contábil, o regime de caixa e o de competência, em seguida, os métodos de avaliação de estoque PEPS,UEPS e Custo Médio Ponderado.
Operações com Mercadorias e impostos incidentes, Operações financeiras, Legislação Profissional (funções do CRC) também fará parte deste artigo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PRINCÍPIO DA ENTIDADE, CONTINUIDADE E COMPETÊNCIA
Existem dois princípios muito usados e importantes na contabilidade, e serão os quais discorremos agora:
PRINCIPIO DA ENTIDADE: O principio da entidade reconhece o patrimônio como objetivo da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Segundo esse princípio, o patrimônio da empresa (entidade) não se confunde com o dos seus sócios ou proprietários. Portanto, a Contabilidade da empresa registra somente os atos e os fatos ocorridos que se refiram ao patrimônio da empresa, e não os relacionados com o patrimônio particular de seus sócios.
PRINCIPIO DA CONTINUIDADE: Significa que a Contabilidade efetua a avaliação do patrimônio e o registro das suas mutações considerando que a entidade, até evidências ao contrário, terá sua vida continuada ao longo do tempo, ou seja, é a hipótese básica de que a entidade cujo patrimônio está sendo contabilizado não está destinada a liquidação ou a qualquer forma de extinção, mas, sim, a continuar operando por tempo indeterminado.
PRINCIPIO DE COMPETÊNCIA: Determina que as receitas e despesas devam ser incluídas na apuração do resultado do período em que efetivamente ocorreram independente do eu recebimento ou pagamento. Este princípio está intimamente ligado às variações do patrimônio liquido. E também pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e despesas correlatas. Esta diretamente ligada ao entendimento das variações patrimoniais e sua natureza, e estabelece quando um determinado competente deixa de entregar o patrimônio, para transformar-se em elemento modificador do patrimônio liquido. Principalmente ela determina quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição no patrimônio liquido, estabelecendo diretrizes para classificação das mutações patrimoniais.
2.2 REGIME DE APURAÇÃO: CAIXA E COMPETÊNCIA
A cada exercício social (normalmente, um ano) a empresa deve apurar o resultado dos seus negócios para saber se obteve lucro ou prejuízo, a contabilidade confronta as receitas com as despesas, se a receita for maior que a despesa, a empresa teve lucro, se a receita for menor que a despesa, teve prejuízo. Por isso a empresa precisa evidenciar corretamente sua situação a todos que interessarem, pois estes utilizarão destas informações para as tomadas de decisões, sendo assim caberá aos responsáveis pela contabilidade realizar os procedimentos de forma correta e evitar distorções dos valores apresentados
...