Contabilidade Empresarial
Ensaios: Contabilidade Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kymeras • 26/10/2014 • 2.610 Palavras (11 Páginas) • 264 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 As mudanças políticas e econômicas, edições de leis, decretos e medidas provisórias e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil 4
2.2 Medidas macroeconômicas e microeconômicas 5
2.3 A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil 6
2.4 Os bencefícios socioeconôimicos das mudanças na microeconomia 8
2.5 A carga tributária no Brasil 9
2.6 Inabilidades administrativas 10
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Através do presente trabalho pretendo demonstrar que, apesar do grande emaranhado burocrático que dificultam a vida dos empresários e das empresas e da grande quantidade de leis, o potencial para desenvolvimento dos negócios no Brasil é enorme. Uma vez que, a mão de obra de nosso país é mais barata a instalação de empresas multinacionais é visto pelo Estado como uma fonte de lucros, ao passo que, a crise mundial tornou os países emergentes, como nosso, atrativos a este investimento. A ausência de uma concorrência econômica muito acirrada com outros países, junto ao crescente potencial de mercado consumidor é outro aspecto que torna o Brasil um país favorável a negócios no panorama atual.
Observamos também que, fatores como, conhecimento dos mercados interno e externo, medidas tomadas pelo governo, estratégias diferentes de relacionamento com o consumidor em complemento à apresentação do produto ao mesmo, dentre outros, podem ser cruciais para que uma empresa se coloque em uma posição favorável em relação à sua concorrência e trazendo mais satisfação aos seus clientes.
A análise das manobras do governo e da movimentação do mercado externo é extremamente importante para as empresas, mesmo que pequenas, pois proporcionam uma visão mais ampla, deixando menos pontos cegos no caminho que pretendem trilhar.
2 DESENVOLVIMENTO
Fatores como cumprimento tributário e previdenciário, obtenção e renovação de licença para as empresas, operação de importação, demonstram o atraso do Brasil em relação a outros países, quanto a transparência, integralização e simplificação de processos de interesse das empresas nacionais, para a melhoria do ambiente de negócios.
Nosso país passa atualmente em uma fase de mudanças em sua economia, o governo tenta melhorar o cenário econômico e incentivar a melhoria do ambiente de negócios. A tentativa de vencer os dois maiores desafios que são: complementar o ajuste macroeconômico, uma vez que são elevados, a divida pública e os juros; e, por meio de reformas microeconômicas, busca melhorar o ambiente dos negócios.
2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL
Observamos primeiramente que, o expressivo aumento no poder de compra da emergente nova classe média gerou significativo aumento no fluxo de compra e venda. Ao passo que, a maioria das empresas não acompanhou esse crescimento por não puderam compreender as necessidades, valores e desejos desta. A então chamada classe “C” tem preferência por produtos com qualidade reconhecida e apesar do interesse que demonstram em adquirir produtos tidos como prescindíveis, comprando mais do que a necessidade os demanda.
Visto que, o perfil de consumo dessa classe tem uma visão de sua inclusão na sociedade e ascender a um futuro auspicioso comprando mais que o produto em si, está nova classe é cada vez mais fiel à marcas que deem segurança visando não perder seu investimento, uma vez que, apesar de sua ascensão, o mesmo possa comprometer sua renda. Observando estes fatos as micro e pequenas empresas tem uma grande oportunidade de explorar esta oportunidade, buscando conhecer melhor este perfil de consumo, entendendo o que os levas a comprar e o que desejam comprar.
A exploração das necessidades e dos desejos de seus clientes, que é o maior fator que leva à compra, através da interação direta, trará grande vantagem às micro e pequenas empresas, uma vez que os jovens da atualidade são extremamente consumistas propiciando um bom panorama ao crescimento econômico dessas empresas.
Desta forma, a contabilidade se mostra uma ferramenta imprescindível, pois através de seu trabalho, o governo e empresas obtêm informações importantes sobre a situação das mesmas e ajuda em sua tomada de decisão, pois possibilitam uma visão mais ampla.
2.2 MEDIDAS MACROECONÔMICAS E MICROECONÔMICAS
A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados, onde o encontro da oferta e a demanda determinam suas variáveis macroeconômicas. São eles:
• Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível geral de preços, onde, a demanda agregada sendo igual à produção ou oferta agregada proporciona uma condição de equilíbrio ao mercado;
• Mercado de Trabalho: tendo a oferta de mão-de-obra, que depende do salario real e da evolução da população economicamente ativa e, a demanda de mão-de-obra regida pelos fatores da taxa de salario real e do nível de produção desejado pelas empresas, como fatores que determinam a taxa de salários e o nível de emprego. Este mercado admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características;
• Mercado Monetário: analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros;
• Mercado de Títulos: de maneira semelhante aos mercados de bens e serviços e de trabalho, analisa os agentes econômicos superavitários que podem efetuar empréstimos para os deficitários;
• Mercado de Divisas: A variável determinante desse mercado é a taxa de câmbio e depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro. Deixando a taxa de câmbio flutuar ou lixando-a antecipadamente o Banco Central interfere no mercado de divisas, praticamente determinando a taxa de equilíbrio.
Analisar a situação desses mercados é imprescindível aos governos e empresas, a fim de que possam exercer uma boa gestão, tendo condições de operar de forma mais efetiva. Tendo em vista que seu entendimento implica na melhor adaptação
...