Contabilidade Empresarial
Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Liciane123 • 5/11/2014 • 3.967 Palavras (16 Páginas) • 259 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 EMPRESÁRIO E SOCIEDADES 5
3.1 EMPRESÁRIOS 5
3.1.1 SOCIEDADES NÃO PERSONIFICADAS 5
3.1.1.1 SOCIEDADE COMUM................................................................................... 5
3.1.1.2 SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO...............................................6
3.2 SOCIEDADE PERSONIFICADA............................................................................6
3.2.1 SOCIEDADE SIMPLES.......................................................................................6
3.2.2 SOCIEDADE EMPRESÁRIA...............................................................................6
3.2.2.1 TIPOS DE SOCIEDADES EMPRESÁRIAS.....................................................7
4 REGISTRO DE UMA SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA.............................13
5 CONCLUSÃO.........................................................................................................15
REFERÊNCIAS..........................................................................................................16
CONTRATO SOCIAL................................................................................................17
1 INTRODUÇÃO
O presente Trabalho foi desenvolvido com base na disciplina de Contabilidade empresarial e trabalhista do 2º semestre do curso de Graduação em Ciências Contábeis e tem como objetivo principal demonstrar e apontar alternativas para a constituição de uma sociedade empresária.
2 DESENVOLVIMENTO
Os Irmãos Júlio César da Silva e Marcos Vinicius da Silva trabalham a alguns anos juntos com alvará de autônomo, mas como encontram muitas dificuldades para comprovarem rendimentos como pessoa física, resolveram constituir uma pessoa jurídica no ramo de manutenção de computadores e outros equipamentos voltados para informática.
A seguir vamos apontar qual o melhor tipo de empresa para os irmãos, pois um deles possui outro emprego e o regime dessa empresa não permite que seus colaboradores participem como sócios administradores de empresas.
3 EMPRESÁRIO E SOCIEDADE
No caso dos Irmão teríamos duas possibilidade, uma seria Júlio Cesar se desligar da empresa em que trabalha como empregado e juntos abrirem uma sociedade empresarial ou então permanecer em suas atividades e abrir uma empresa que será registrada oficialmente em nome de seu irmão e ser um sócio anônimo onde seu nome não aparecerá para terceiros.
3.1 EMPRESÁRIO
O empresário atua sem sócios, mas exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços. Este deve ser registrado na receita federal como pessoa jurídica não se confunde com sociedade.
Assim a pessoa será cadastrada no CPF e no CNPJ, porém um cadastro não se confunde com outro, não se deve misturar a vida econômica da pessoa física com a vida econômica do negócio explorado pelo mesmo.
Constitui-se empresário individual toda e qualquer pessoa, antes considerada autônoma, que pretende circular bens ou serviços através de uma pessoa física.
3.1.1 Sociedades Não-personificadas
As sociedades não-personificadas não tem seus atos constitutidos
Registrados ou arquivados.
Pode inexistir contrato escrito, pode ser de forma verbal ou tácita. Se houver contrato escrito tem validade jurídica apenas entre os sócios. O código civil prevê dois tipos de sociedades não personificadas.
3.1.1.1 Sociedade em comum
É uma sociedade de fato ou irregular. De fato quando não tem contrato escrito e irregular quando tem o contrato escrito mas não tem registro. Os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais.
3.1.1.2 Sociedade em conta de participação
Nesse tipo de sociedade obrigatoriamente existe um contrato escrito para exploração de uma atividade. Possui dois tipos de sócios:
O Sócio Ostensivo, que responde pelos negócios da sociedade de forma ilimitada perante terceiros.
O Sócio Oculto, este é apenas investidor, participa dos resultados, mas não aparece perante terceiros.
3.2 SOCIEDADES PERSONIFICADAS
São registradas e arquivadas em órgão competentes, possuem personalidade jurídica própria e o seu patrimônio não se confunde com o patrimônio de seus sócios.
3.2.1 Sociedade Simples
Não definida no código civil , essas sociedades são entendidas como as formadas por quem não é empresário, são formadas por quem exerce profissão intelectual, de natureza científica , literária ou artística, que assim como o autônomo, pode se utilizar de mão-de-obra de empregados para a execução das atividades. Podem ser consideradas sociedade simples:
.Sociedades de profissão intelectual de natureza artística, científica e literária.
.Fundações
.Associações sem fins lucrativos
.Cooperativas
É caracterizada pela formação de uma pessoa jurídica apenas para o esforço de profissionais desempenharem melhor suas funções, temos como exemplo consultórios médicos, dentários, escritórios de advocacia, entre outros
3.2.2 Sociedade Empresária
São formadas por empresários, que exerce profissionalmente atividade econômica organizada, que por não querer atuar isoladamente como empresário, se junta a outro empresárioem sociedade. Considera-se empresária a sociedade que tem por objetivo o exercício de atividade
...