Contabilidade Empresarial
Artigo: Contabilidade Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: katiallara • 11/9/2013 • 7.761 Palavras (32 Páginas) • 573 Visualizações
CONTABILIDADE EMPESARIAL
AULA 1
CONCEITOS BÁSICOS
A EMPRESA E AS OBRIGAÇÕES LEGAIS
Sociedades
A atividade mercantil ou civil exercida por duas ou mais pessoas em conjunto configura a forma coletiva ou societária, com personalidade jurídica distinta das pessoas físicas dos sócios.
Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços (Lei 10406/2002, art. 966).
Considera-se empresária a sociedade que tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro (Novo Código Civil, art. 967); e, simples, as demais.
As sociedades por ações, qualquer que seja seu objeto, são sempre comerciais, por força de disposição legal (Lei 6.404, art 2º, parágrafo 1º). O Novo Código Civil traz que, independentemente de seu objeto, considera-se empresária a sociedade por ações; e, simples, a cooperativa.
Tipos societários
A legislação brasileira admite diversos tipos de sociedades, entre elas:
• Sociedade simples
• Sociedade em conta de participação
• Sociedade limitada
• Sociedade anônima ou companhia
• Sociedade em comandita por ações
• Sociedade cooperativa
Os tipos mais comuns existentes são as sociedades limitadas e as sociedades anônimas. Pode-se afirmar que mais de 95% das sociedades existentes no país são desses dois tipos.
Exercício Social E Demonstrações Financeiras
O contrato - ou estatuto social - fixará o exercício social, o qual obrigatoriamente deve compreender o período de 12 meses, com exceção dos casos de início de negócio ou alteração do exercício social.
O exercício social poderá ser iniciado e encerrado em qualquer data do ano civil. Por exemplo: 01 de fevereiro a 31 de janeiro do ano seguinte, ou 14 de março a 13 de março do ano seguinte.
Na data fixada para encerramento do exercício social, deverão ser levantadas as demonstrações financeiras da sociedade.
As demonstrações financeiras compreendem:
• Balanço Patrimonial
• Demonstração do Resultado do Exercício
• Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (usualmente é elaborada a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido)
• Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos
• Notas explicativas
As sociedades anônimas devem elaborar e publicar as demonstrações financeiras completas, acompanhadas de notas explicativas. As demais sociedades estão obrigadas a elaborar apenas o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado (DRE) e a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), não sendo necessária a publicação. O artigo 1179 do novo código civil traz a figura do Balanço de Resultado Econômico.
As demonstrações financeiras das sociedades anônimas deverão ser aprovadas pela Assembléia Geral Ordinária dos acionistas, especialmente convocada, anualmente, para esse fim.
A CONTABILIDADE DENTRO DA ORGANIZAÇÃO
Introdução
A atividade administrativa visa à combinação dos recursos da empresa ou de terceiros para o cumprimento do objetivo que, normalmente, é o lucro.
A gestão administrativa implica, portanto:
Planejamento
Definição de metas
Tomada de decisões
Execução das decisões tomadas
Controle dos efeitos e administração dos riscos das decisões tomadas.
Para levar a cabo, portanto, essas tarefas, o administrador lança mão do sistema de informações, principalmente, por ser o arquivo legal de todas as operações da empresa.
A Contabilidade nada mais é do que parte importante do sistema de informações.
Em conformidade com seus limites, a contabilidade capta dados, processa-os e os fornece aos seus usuários na forma de demonstrativos contábeis ou relatórios.
Produzir-se-ão os relatórios, segundo as necessidades dos usuários que, normalmente, são:
de caráter interno: Conselho de Administração, Diretoria, Gerência;
de caráter externo: acionistas órgãos fiscalizadores, aplicadores em geral, clientes, bancos, assessores e analistas financeiros.
Relatórios de Caráter Externo
Para atendimento dos usuários de caráter externo, a Contabilidade produz demonstrações financeiras anuais, constituídas de:
Balanço patrimonial
Demonstração do resultado do exercício
Demonstração das mutações do patrimônio líquido
Demonstração das origens e aplicações de recursos
Notas explicativas
Essas demonstrações financeiras irão atender os usuários externos que, em determinadas circunstâncias, pedirão esclarecimentos sobre determinadas informações apresentadas. É o caso de órgãos fiscalizadores.
No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão encarregado de controlar e fiscalizar as sociedades de capital aberto, solicita algumas informações de freqüências semestrais e trimestrais, como também a Receita Federal, por sua vez, anualmente, a declaração de Imposto de Renda; e determinados credores, por força contratual, requisitam posição das garantias reais dadas a um financiamento. Em todos esses exemplos, a Contabilidade serve como base para sua elaboração.
Em linhas gerais, as informações de caráter externo são as demonstrações financeiras acima citadas e que têm a seguinte finalidade:
Balanço patrimonial: apresentar
...