Corporações
Artigo: Corporações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jannelarissa • 27/1/2014 • Artigo • 378 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
Corporação
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Corporação (mixtape).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Corporação
Corporação (do latim corporis e actio, corpo e ação), é um grupo de pessoas que agem como se fossem um só corpo, uma só pessoa, buscando a consecução de objetivos em comum. Num sentido amplo é um grupo de pessoas submetidas às mesmas regras ou estatutos, e neste sentido é sinônimo de agremiação, associação ou ainda empresa. Num sentido mais estrito é uma pessoa jurídica (diferente de pessoa física) que possui direitos similares a uma pessoa física, mas sem se confundir com a natureza desta última.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Pessoa (direito)
Direito/Economia estatal
Capital social
Empresa transnacional
Sociedade anónima
Sociedade de economia mista
Sociedade em comandita simples
Sociedade limitada
Sociedade por quotas de responsabilidade limitada
Corporativismo - regime de carácter capitalista e cooperativo que divide as pessoas em Corporações, conforme o seu emprego.
__________________________________
Definição
As Corporações de Ofício eram associações, existentes no final da Idade Média, que reuniam trabalhadores (artesãos) de uma mesma profissão. Existiram corporações de ofícios de diversos tipos como, por exemplo, carpinteiros, ferreiros, alfaiates, sapateiros, padeiros, entre outros.
Estas associações serviam para defender os interesses trabalhistas e econômicos dos trabalhadores. Cada profissional contribuía com uma taxa para manter a associação em funcionamento.
As corporações de ofício eram bem organizadas. Existiam as seguintes categorias numa corporação:
- Mestres: eram os donos de oficina e com muita experiência no ramo em que atuava;
- Oficiais: tinham uma boa experiência na área e recebiam salário pela função exercida;
- Aprendizes: eram jovens em começo de carreira que estavam na oficina para aprender o trabalho. Não recebiam salário, mas ganhavam, muitas vezes, uma espécie de ajuda.
Podemos considerar as corporações de ofício como uma espécie de embrião dos sindicatos modernos.
...