Criando Uma Empresa
Monografias: Criando Uma Empresa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: milenamqs • 19/11/2014 • 1.559 Palavras (7 Páginas) • 346 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este texto relata a história de uma empresa, que com garra e coragem em pouco tempo obteve um sucesso inesperado no ramo da confecção, que apesar das dificuldades conseguiram seguir em frente, demonstrando que definitivamente o sucesso depende exclusivamente do seu trabalho correto e coerente. A história falara de seus projetos, planejamentos, seus desafios enfrentado ao longo dos anos.
INICIO
A empresa ROSA DE SARON INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CONFECÇÕES LTDA que seu nome fantasia é FINO CORPO deu sua origem em novembro de 2002 quando a proprietária Eliane Freitas vendeu uns bens e investiu tudo que tinha no ramo de confecção, mais precisamente em peça intima feminina.
A empresa localiza-se numa cidade no interior do Ceará MARANGUAPE, porém sua proprietária Eliane Freitas não reside em Maranguape e sim em Recife. A empresa denomina-se Micro-empresa com o número de quarenta funcionários.
Os departamentos existentes na empresa são: ADMINISTRAÇÃO: organiza a empresa, DEPARTAMENTO PESSOAL: que cuida de todo o desenvolvimento dos próximos departamentos que são o CORTE: onde todo tecido recebido é preparado desde o descanso do tecido até a distribuição para os diversos setores. ESTOQUE onde toda a matéria prima para a produção é guardada e controlada para se ter uma projeção na hora de confirmar pedidos. SALÃO DE COSTURA: é o local onde o diverso maquinário fica distribuído para a confecção dos produtos etapa por etapa. REVISÃO DAS PEÇAS: é onde todas as peças são revisadas tendo o seu acabamento final como a limpeza das peças, ou seja, tirar aquelas pontas de linhas que ficam nas peças íntimas. Na EMBALAGEM: todas as peças são armazenadas em suas respectivas embalagens com etiquetas de composição e tamanho. E para finalizar todo esse processo tem a EXPEDIÇÃO: onde as mercadorias são separadas por cliente e embaladas para que sua coleta seja feita com sucesso e a mercadoria chegue ao cliente no prazo programado de entrega. O trabalho na fabrica funciona como um rodízio. O maquinário é bem dividido e colocado na posição certa, cada maquina de costura tem uma função diferente, então todo o processo começa em uma determinada maquina e vem passando uma a uma para que assim tenha um resultado de produção desejado pra aquele dia, se uma das maquinas der defeito, quebra todo o processo e assim também qualquer material destinado para aquela produção não pode deixar faltar. O salão de costura tem que seu no ar condicionado para que assim as costureiras não suem para não manchar as peças. VENDAS:Vendedores externos(representante), que vistam clientes de porta em porta as mercadorias.
PRIMEIRO DESAFIO: TEORIAS DA ADMINISTRAÇAO II
Todos esses departamentos são comandados por um gestor ou melhor por uma gestora chamada Riana Sucupira, pois proprietária se ausenta com bastante frequência ficando assim a empresa na responsabilidade total do administrador. Seu estilo de gestão de descentralizado, aceita opiniões dos lideres dos setores, pois cada um tem bastante informação e experiência para cada setor indicado, por isso todo passo decisivo e tomado com bastante eficácia. A empresa portanto se identifica com a abordagem neoclássica, trabalhando sempre em equipe com a divisão de seus departamentos.
A empresa e democrática, aceita opiniões, mas a decisão sempre e do administrador, e de suma importância a opiniões de seus lideres, pois ele sabem exatamente o que precisa cada setor pra atingir seus objetivos e correm atrás pra conseguir pra não parar ou atrapalhar a produção. Cada líder foi escolhido pela a administração empresa.
SEGUNDO DESAFIO: MICRO E MACROECONOMIA
O ramo da empresa de confecção e lingerie e decidiram vender pro mercado de São Paulo, pois o objetivo foi atingir um mercado amplo e que pague bem pelas as mercadorias, pois as mercadorias são de primeira qualidade. Mas pra chegar até aqui, a empresa passou por muitas dificuldades, se não fosse um capital de giro para sustentar a empresa sem sombra de dúvidas tinha falido, pois como todo início é difícil e a inexperiência também ajuda. Para conseguir algum dinheiro começaram a fazer vendas com cheques pré-datados, para poder trocar em factoring e comprar materiais para se trabalhar. O que não esperavam era que os cheques fossem voltar. Sem duvidas foi o momento mais difícil da confecção. A partir desse desafio, optaram vender só para a cidade de São Paulo, uma empresa de representação que conheciam uma clientela muito boa no ramo de confecção. Foi o primeiro passo para conseguirem aumentar significativamente suas vendas. Outro grande desafio pela qual a empresa enfrentou foi devido a sua localização ser em uma cidade pequena e com poucos recursos. A empresa teve muito trabalho em encontrar pessoal qualificado e estrutura física para desenvolver a produção.
O publico alvo é atender as classes A e B, principalmente lojas de shopping e lojas que já são bastante conhecida no mercado de peça intima. Trabalham com dois preços de venda preço avista (dinheiro) e outro aprazo, trabalham com cheques ou boleto bancário num prazo médio de 60 dias (30,60,90) ou deposito bancário pra 60 dia direto
A empresa trabalha com vários fornecedores dentre eles os de tecidos, elásticos, linhas, fios, fechos, alças e outros. A maioria das empresas fornecedoras são de grande porte (com maio de 500 funcionários). A maioria das compras feitas são no prazo médio também de 60 dias, quando o preço esta bom compram também no dinheiro mais barato pra vender no prazo com um lucro bem maior.
Os concorrentes no mercado de peça íntima é bastante abrangente, por isso tem que ter um diferencial agradável, para adquirir a preferência, como a empresa trabalha com um controle de qualidade bastante elevado a empresa é de pequeno
...