Custo fixo
Resenha: Custo fixo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MoaneAp • 15/4/2014 • Resenha • 254 Palavras (2 Páginas) • 553 Visualizações
Custo fixo é um fator produção que tem custos independentes do nível de atividade da empresa. Qualquer que seja a quantidade produzida ou vendida, mesmo que seja zero, os custos fixos se mantêm os mesmos. Difere do custo variável, que variam com segundo o volume de vendas ou de produção industrial.
Custo variável é a soma dos fatores variáveis de produção. Custos que mudam de acordo com a produção ou a quantidade de trabalho, exemplos incluem o custo de materiais, suprimentos e salários da equipe de trabalho.
São exemplos de custos variáveis: Matéria prima, insumos diretos , embalagens ,comissão de vendas , impostos diretos de venda ( ICMS / SIMPLES / ISS / PIS / CONFINS / IPI / IRPI / CONTRIBUIÇÃO SOCIAL ) fretes de vendas , mão de obra industrial .comissão de administradora de cartão de crédito, mão de obra terceirizada.
A expressão Despesas Fixas é utilizada no mercado de seguros para designar a cobertura que visa reembolsar as despesas fixas do estabelecimento segurado em caso de interrupção das atividades devido a um evento coberto por uma outra garantia contratada pela apólice, e que tenha gerado queda no faturamento, devidamente comprovada através de registros contábeis.
São entendidas como Despesas Fixas, por exemplo, os honorários, salários, encargos sociais e trabalhistas, aluguéis, impostos, contas de água, gás, luz, telefone econdomínio.
Despesas variáveis são realizadas em função das vendas realizadas. Normalmente se caracterizam como um percentual sobre o valor das vendas efetivas.
Exemplos de despesas variáveis:
- impostos sobre as vendas; - comissões sobre as vendas; - desconto do cartão de crédito.
...