DEFINIÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho acadêmico: DEFINIÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gizaxavi • 11/9/2014 • Trabalho acadêmico • 2.778 Palavras (12 Páginas) • 248 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Enfocaremos neste trabalho aspectos que possam explicar o conceito de comportamento organizacional e sua influência nas organizações.
Comportamento organizacional é o campo que estuda o comportamento individual e em grupo de pessoas em uma organização. O Comportamento organizacional estuda as questões relacionadas com liderança, motivação, estrutura, aprendizagem, percepção, comunicação, atitudes, conflitos, sentimentos, emoções, entre outros aspectos que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações. Também são examinadas as variáveis de comportamento social, cultural, econômico e tecnológico.
Para se administrar uma empresa é necessário muito mais que saber as funções básicas de gerenciamento, como planejar, organizar e controlar. Devido às mudanças que vêm ocorrendo por causa da globalização, as organizações requerem habilidades humanas em alto grau de preparação. Uma medida de desempenho que inclui a eficiência e a eficácia. Colaboradores eficientes, resultados eficazes. As expectativas humanas, que se referem às questões psicológicas, biológicas, sociais e organizacionais, podem ser inconscientes e influenciar dentro do ambiente de trabalho.
Mostraremos que para garantir a satisfação no trabalho, a organização deve conhecer seus colaboradores e se preocupar com o comportamento organizacional, a fim de resolver problemas que possam interferir no desempenho da equipe. Apresentaremos percepção, comunicação e inovação como fatores essenciais ao desenvolvimento interno e externo de uma organização como um todo. Sem percepção não há inovação e sem comunicação não há desenvolvimento.
Contudo tentaremos de forma explícita expressar nossos conhecimentos sobre esse tema que é tão importante para o desempenho de uma organização.
CAPÍTULO 1
2. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento organizacional (CO) é um campo de estudos sobre o comportamento humano, focando as ações e atitudes de indivíduos com objetivo de alcançar as seguintes variáveis dependentes: produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania da organização, com a satisfação no trabalho. CO estuda três determinantes do comportamento: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente. A importância desses comportamentos se caracteriza pela sua ampla complexidade e o seu empenho em superar as pressões culturais, sociais, econômicas, políticas e tecnológicas. As principais variáveis dentro do comportamento organizacional têm as seguintes características:
• Produtividade: uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos ao baixo custo possível (eficiência e eficácia).
• Absenteísmo: é o não comparecimento do funcionário à empresa. Isso causa um impacto direto sobre a eficiência e a eficácia na organização.
• Rotatividade: é a constante saída e entrada de pessoas da organização, voluntariamente ou involuntariamente. Isso pode prejudicar a eficiência da organização.
• Satisfação no trabalho: é a diferença entre as recompensas recebidas de fato pelo funcionário e aquilo que ele acredita merecer.
2.1 Comparativos sobre conceitos de comportamento organizacional
Segundo o autor Stephen P. Robbis, o comportamento organizacional é um estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, a fim de melhorar a eficácia organizacional e seu empenho. Além disso, a cultura é a argamassa social que ajuda a manter a organização coesa, fornecendo os padrões adequados para aquilo que os colaboradores vão fazer ou dizer. Para ele a cultura organizacional é responsável em sinalizar sentidos e mecanismos de controle que orienta e dá forma às atitudes e comportamentos dos colaboradores. Assim explica que a relação entre o indivíduo e sua organização deve ser desenvolvida para o alcance de um melhor relacionamento organizacional.
Para a autora Ana Cristina Limongi França, o comportamento organizacional é definido pelo estudo do conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas dentro do ambiente do trabalho, referindo-se as questões psicológicas, biológicas, sociais e organizacionais. Os comportamentos podem ser inconscientes, influenciando no comportamento organizacional como um todo. As questões culturais desde então podem afetar o desenvolvimento estrutural da organização. As atitudes inconscientes dos indivíduos podem causar uma desestruturação organizacional. Para ela a classe social, amigos, intuições, experiências e emoções influenciam no comportamento humano.
O comportamento organizacional inclui tópicos básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
Podemos observar que de uma forma ou outra o comportamento humano influencia de forma variada no sistema organizacional. Um desafio importante dentro desse comportamento é: motivar os colaboradores e manter a competitividade global das organizações.
2.2 Quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de CO
2.2.1 Sistema aberto
Uma organização com sistema aberto realiza ações transparentes de seus negócios em suas operações. É um sistema que possui continuamente fluxos de entrada e saída e que se conservam mediante a construção e a decomposição de componentes.
2.2.2 Sistema fechado
Um sistema fechado não interage com o meio externo, tudo o que acontece nesse sistema é restringindo aos seus próprios componentes. É um sistema que analisa somente a organização internamente, não visando o ambiente em que esta se encontra.
Autor Sistema aberto Sistema fechado
Ludwig V. Bertalanffy
Possui fluxos de entrada e saída, de importação e exportação com o ambiente. Ex: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex: o universo.
Fritjof
...