DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Artigo: DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taismc1 • 20/9/2014 • 636 Palavras (3 Páginas) • 537 Visualizações
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
É um relatório contábil que visa evidenciar as variações ocorridas em todas as contas que compõem o patrimonio liquido em determinado periodo. A DMPL é fundamental para mostrar ao sócio como está evoluindo seu investimento.Na DMPL estão registrados o capital dos sócios,o lucro do período, a destinaçãodesse lucro, doações, ágios, prejuízos, pagamentos de dividendos, reavaliação deativos, integralizações pelos sócios de novos investimentos e redução de capital(retirada de sócios, por exemplo). Essa demonstração tem por objetivo mostrar asvariações ocorridas em cada uma das contas integrantes do grupo Patrimônio Líquido.A partir da DMPL – do lucro nela registrado – o investidor deve ler a Demonstração deResultados, para saber onde perdeu ou ganhou. O objetivo é constatar quanto os sócios lucraram com seu investimento. o Patrimônio Líquido está na colunados passivos. Exatamente porque não é dinheiro da empresa, mas sim dos sócios. aDMPL é mais completa que a DLPA, pois além de demonstrar o lucro, demonstra também todo o PL, que é a riqueza da CIA.
DEMONSTRAÇÃO DE ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSO
A Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) serve para explicar a variação do capital circulante líquido da empresa. A DOAR ajuda-nos a compreender como e porquê a posição financeira mudou de um exercício para o outro. As empresas de capital fechado com patrimônio líquido inferior a R$ 1 milhão não estão obrigadas por Lei a preparar a DOAR.
Porem Doar procura mostrar as alterações que ocorreram na posição financeira, permitindo avaliar aspectos relacionados com as três decisões financeiras da empresa: decisão de investimento, de financiamento e de dividendos. Em resumo, as informações fornecidas pela DOAR estarão relaçionadas com a folga financeira de curto prazo. Como geralmente o conceito de capital circulante liquido encontra-se intimamente Iigado ao conceito de folga financeira, pode-se dizer que a DOAR procura evidenciar as origens e as fontes dos valores que afetam o CCL26. Deste modo, com a DOAR é possível avaliar mais adequadamente a liquidez (folga) de curto prazo de urna empresa, identificando os fatores que contribuem para a alteração da posição financeira de curto prazo.
Para explicar melhor serve para;
• Identificar as fontes de recursos responsáveis pelas alterações no
capital circulante e o lugar onde esses recursos foram aplicados
durante determinado período;
• Complementar a divulgação sobre a posição financeira e sobre os
resultados das operações durante o mesmo período de tempo;
• Orientar os usuários das demonstrações contábeis na tomada
de decisões de ordem econômica e financeira referentes às
empresas.
LIVRO DE APURAÇÃO DO LUCRO REAL
O LALUR,
...