DEMOSNTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO
Trabalho Escolar: DEMOSNTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JCORDEIRO1 • 22/10/2013 • 1.373 Palavras (6 Páginas) • 628 Visualizações
DEMOSNTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO
Demonstração Dedutiva
A DRE é um resumo ordenado das receitas e despesas em determinado período de forma dedutiva (vertical).
Subtrai Receita das Despesas, indicando o resultado (Lucro ou Prejuízo)
A DRE pode ser simples para micro ou pequenas empresas que não requeiram dados pormenorizados para a tomada de decisão, como é o caso de bares, farmácias, mercearias. Deve evidenciar o total de despesa deduzido da receita, apurando-se, assim, o lucro sem destacar os principais grupos de despesas.
A DRE completa, exigida por lei, fornece maiores minúcias para a tomada de decisão: grupos de despesas, vários tipos de lucro, destaque dos impostos etc.
Como Apurar a Receita Líquida
Receita Bruta é o total bruto vendido no período. Nela estão inclusos os impostos sobre vendas (os quais pertencem ao governo) e dela não foram subtraídas as devoluções (vendas canceladas) e os abatimentos (descontos) ocorridos no período.
Impostos e taxas sobre vendas são aqueles gerados no momento da venda; variam proporcionalmente à venda, ou seja, quanto maior for o total de vendas, maior será o imposto. São os mais comuns:
IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados (governo federal);
ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (governo estadual);
ISS - Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (governo municipal);
IUM - Imposto Único sobre Minerais (governo federal);
PIS - Programa de Integração Social - taxa sobre o faturamento (governo federal);
COFINS - Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (taxa do governo federal).
Admita que a Cia. Balanceada, indústria, tenha emitido uma nota fiscal de venda cujo preço do produto seja de $ 10.000.000 mais 30% de IP! O ICMS está incluso no preço do produto:
Na verdade, os impostos sobre vendas não pertencem à empresa, mas ao governo. Ela é uma mera intermediária que arrecada impostos junto ao consumidor e recolhe ao governo; por isso, não devem ser considerados como receita real da empresa, bem como o IPI não faz parte da receita de vencimento devendo ser destacado a parte.
Devoluções (vendas canceladas) - são mercadorias devolvidas por estarem em desacordo com o pedido (preço, qualidade, quantidade, avaria). O comprador, sentindo-se prejudicado, devolve, total ou parcialmente, a mercadoria. Às vezes, a empresa vendedora, na tentativa de evitar devolução, propõe um abatimento no preço (desconto) para compensar o prejuízo ao comprador. Tanto a devolução como o abatimento aparecem deduzindo a Receita Bruta na DRE.
Suponha-se que a Companhia Desequilibrada tenha vendido $ 5.000.000 de mercadorias de má qualidade, metade para o comprador A e metade para B. A empresa A devolveu 20% do lote e a empresa B aceitou a proposta da Companhia Desequilibrada de 10% de abatimento para evitar devolução.
Portanto, deduções são ajustes (e não despesas) realizados sobre a Receita Bruta para se apurar a Receita Líquida. O que interessa para a empresa é efetivamente a Receita Líquida, que é o que sobra em termos de receita.
Como Apurar o Lucro Bruto
Lucro Bruto é a diferença entre a Venda de Mercadorias e o Custo dessa Mercadoria Vendida, sem considerar despesas administrativas, de vendas e financeiras. Para uma empresa prestadora de serviços o raciocínio é o mesmo: Lucro Bruto é a diferença entre a Receita e o Custo do Serviço Prestado.
Resumindo, subtrai-se da receita o custo da mercadoria ou do produto, ou o do serviço para ser colocado à disposição do consumidor, desprezando-se as despesas administrativas, financeiras e de vendas.
O Lucro Bruto, após cobrir o custo da fabricação do produto (ou o custo da mercadoria adquirida para revenda, ou o custo do serviço prestado), é destinado à remuneração das despesas de vendas, administrativas e financeiras, bem como à remuneração do governo (Imposto de Renda) e dos proprietários da empresa (Lucro Líquido).
Quanto maior for a fatia denominada Lucro Bruto, maior poderá ser a remuneração dos administradores, dos diretores, do pessoal de vendas, do governo, dos proprietários da empresa etc.
Custo das vendas
Para empresas industriais o custo das vendas é denominado Custo do Produto Vendido (CPV);
Para empresas comerciais o custo das vendas é denominado Custo das Mercadorias Vendidas (CMV);
Para empresas prestadoras de serviços o custo das vendas é denominado Custo dos Serviços Prestados (CSP).
Como apurar o Lucro Operacional
RECEITA BRUTA
(-) Deduções
Receita Líquida
(-) Custo das Vendas
Lucro Bruto
(-) Despesas Operacionais
Lucro Operacional
O Lucro Operacional é obtido através da diferença entre o Lucro Bruto e as despesas operacionais.
Despesas operacionais
As despesas operacionais são as necessárias para vender os produtos, administrar a empresa e financiar as operações. Enfim, são todas as despesas que contribuem para a manutenção da atividade operacional da empresa. Os principais grupos de Despesas Operacionais são especificados a seguir.
A - Despesas de vendas
Abrangem desde a promoção do produto até sua colocação junto ao consumidor (comercialização e distribuição). São despesas com o pessoal da área de venda, comissões sobre vendas, propaganda e publicidade, marketing, estimativa de perdas com duplicatas derivadas
...