De Devedora A Investidora
Artigo: De Devedora A Investidora. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sil1977 • 30/9/2014 • 363 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
De Devedora a Investidora Voce S.A – Fevereiro/2013
Após a conta corrente ficar no vermelho e o armário abarrotado de peças que ainda nem haviam sido usadas, uma publicitaria, Joana de Moura desafiou se a ficar 365 dias sem adquirir uma peça ou um par de sapato. Essa historia foi acompanhada de perto, afinal foi compartilhada no blog “ Um ano sem Zara”, e ganhou muitos fãs. Mas afinal, qual o segredo de Joana?
Joana aprendeu a controlar suas despesas à força, aprendeu a gastar melhor e aprendeu a ter compromisso com a conta bancaria.
Milhões de brasileiros aumentaram seus gastos significativamente nos últimos anos, levando o índice da inadimplência a bater recorde em maio do ano passado. Em 2012, o comprometimento da renda das famílias com o pagamento de dívidas acompanhou o consumo e também alcançou níveis inéditos.
Mas como Joana conseguiu se reorganizar?
Quando ela decidiu dar um basta ao consumo compulsivo, ela devia o equivalente a um mês de salario e viva no cheque especial. Ao arrumar o quarto notou que tinha uma grande quantidade de roupa e calçados que ela nem havia usado ainda e decidiu interromper suas idas ao shopping e economizar. Mas ela precisaria de ajuda, afinal essa não é uma tarefa fácil, e uma forma de se comprometer com a decisão foi a criação do blog.
A empreitada deu resultado. Joana foi radical e passado quase dois anos a vida financeira dela está em dia, nunca mais entrou no vermelho e até montou uma carteira de investimentos. Há seis meses contribui também para um plano de previdência privada e poupa uma media de 20% do salário.
O êxito e os resultados atingidos por Joana foram tão satisfatórios que paralelo a sua carreira ela escreve artigos de moda para vários lugares, já participou de alguns projetos de moda e prepara um livro sobre sua historia.
Mas o segredo disso tudo, primeiramente é assumir a dificuldade, depois é preciso pedir ajuda, seja a um parente, amigos...mas manter a disciplina financeira e não resgatar o comportamento antigo foi crucial no desafio.
...