Definição do comportamento organizacional
Projeto de pesquisa: Definição do comportamento organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dulceandrade • 17/11/2013 • Projeto de pesquisa • 1.745 Palavras (7 Páginas) • 257 Visualizações
INTRODUÇÃO ......................................................................................2
CAPITULO 1
Definição de Comportamento Organizacional...................................................... 3
CAPITULO 2
Visão Sistêmica.....................................................................................................4
CAPITULO 3
Definição de Inovação .........................................................................................5
Pesquisa de campo................................................................................................6
CAPITULO 4
Grupos, Equipes e Lideranças..............................................................................8
Trabalho em equipe: uma Vantagem Competitiva......................................9
CAPITULO 5
Percepções, administração e comunicação.................................................10
CONCLUSÃO
Liderança no Ambiente de Trabalho..........................................................11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................14
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo relacionar os conteúdos aprendidos em sala de aula na disciplina comportamento organizacional, com pratica organizacional.
O comportamento organizacional está relacionado à eficiência e eficácia organizacional, através de conceitos distintos, porém interligados. Dessa forma foram desenvolvidos, V capítulos, conforme orientação da ATPS da disciplina.
1º Capitulo é abordado a definição de Comportamento Organizacional.
2º Capitulo Visão Sistêmica.
3º Capitulo definição de Inovação e Pesquisa de Campo.
4º Capitulo Grupos/equipes na liderança
5º Capitulo Percepção/administração/comunicação
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional é uma área de conhecimento que integra as ciências sociais e estuda o comportamento humano dentro das organizações para a identificação de como este comportamento afeta o desempenho destas organizações com o objetivo de gerar eficácia para o trabalho.
“Comportamento organizacional é uma área de conhecimento que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”. Stephen Robbins
As quatro ciências sociais que contribuem para o estudo do Comportamento Organizacional são: a Psicologia (Nível individual de análise), Sociologia (Nível grupal de análise), Antropologia (Nível cultural de análise) e Ciência política (Nível organizacional de análise).
No Comportamento Organizacional são estudados três determinantes do comportamento das Organizações: Indivíduos, grupos e ambiente. Com isso, a organização tem um melhor controle da sua forma de trabalho, podendo com isso efetuar um planejamento melhor para que seja alcançada a máxima eficácia possível.
O Comportamento Organizacional permite um estudo sistemático dos problemas encontrados nas organizações. Antes do surgimento deste método científico as decisões para a solução destes problemas eram baseadas somente na intuição.
VISÃO SISTÊMICA
Para o entendimento de Visão sistêmica é necessário entendermos o que é um sistema.
Segundo Sonia M. Soares R. Pereira: “Sistema pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas que interagem para alcançar um objetivo”. Cada parte exerce sua função para o funcionamento do todo. Ex: O corpo humano é um sistema dentro de sistemas. Nosso bem –estar depende do bom funcionamento de todos órgãos (partes do sistema).
Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo.
A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas, é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo. Na visão sistêmica estuda-se o problema por partes, mas sem perder a visão do todo. Todas as partes devem saber claramente o objetivo do todo e direcionar seus esforços em direção a ele.
Sistema aberto: Permiti a troca de informações dentro do ambiente e pode sofrer influências. Ele se adapta ao ambiente. Ex: Seu corpo no calor pode suar.
Sistema fechado: Não consegue a troca de informações e não sofre influência do ambiente. Ex: Garrafa térmica.
DEFINIÇÃO DE INOVAÇÃO
O tema inovação vem ganhando destaque na mídia e em várias discussões nas esferas públicas e privadas, nos meios acadêmicos e empresariais. Esse crescente interesse revela que se trata de uma ferramenta estratégica para a competitividade em empresas e instituições. Mas como criar uma cultura de inovação na empresa?
Esse é um dos principais desafios que uma organização pode enfrentar, uma empresa inovadora deve contar não somente com uma estratégia, estrutura, sistemas operacionais e culturas voltados para a inovação, mas, fundamentalmente, com um estilo de liderança que apoie a inovação.
Oferecer um espaço para a inovação não é um processo fácil ou rápido, mas vale a pena e exige uma mudança cultural na empresa e em cada um dos colaboradores.
A dura realidade de um mundo em mudanças aceleradas: A cada
...