Desenho técnico
Seminário: Desenho técnico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: estelita1987 • 29/9/2014 • Seminário • 919 Palavras (4 Páginas) • 198 Visualizações
Desenho Técnico
Cotas - responsáveis por representar as dimensões reais de um objeto. Pode indicar:
Raios;
Códigos;
Detalhes;
Medidas;
Ângulos etc.
Tipos de linhas - Para cada tipo de linha, haverá uma função diferente. Observe o quadro:
Formato Linhas Função
Tracejada larga lados invisíveis.
Traço e ponto larga planos de corte (extremidade e mudanças de plano).
Traço e ponto estreita eixos, planos de corte.
Traço e dois pontos estreita peças adjacentes.
Contínua estreita hachuras, cotas.
Contínua a mão livre estreita linha de ruptura.
Contínua larga arestas e contornos visíveis de caracteres, peças. Indicação de corte ou vista.
Contínua estreita ziguezague utilizada por máquinas para confecção dos desenhos.
Obs.: Existem, ainda, outros modelos de linha. Linhas diferentes sempre devem ser explicadas no desenho.
Escalas – relação entre a dimensão real do objeto e a dimensão do desenho.
Vistas ortográficas - são diferentes representações de um objeto, feitas por meio de planos de projeção, resultados de projeções cilíndricas ortogonais. Existem três tipos:
Vistas principais, divididas em frontal, posterior, lateral direita, lateral esquerda, superior e inferior, representando um objeto ortogonalmente nas seis faces do cubo.
Vistas auxiliares, divididas em primárias e secundárias, representando mudança de planos dentro de um objeto dependendo de sua posição.
Vistas seccionais, divididos em corte e seção representando um objeto cortado em um plano.
Desenho mecânico - na maioria dos grandes cursos de desenho técnico, é feita uma introdução ao desenho mecânico e, assim, são utilizados termos para adequar o projetista à linguagem do desenho.
Topografia e cartografia - No caso da topografia, no desenho técnico são feitos representações de áreas como construções, rios, vegetação, limites entre terrenos, detalhadamente, etc. Já na cartografia, os desenhos são representados por mapas que usam em sua criação escalas, projeções e outros elementos que compõem um curso técnico, em uma das especializações do desenho técnico.
Curvas de níveis - podem ser representadas por um desenho de um terreno com várias alturas. Nele, o objeto é feito em planos horizontais e cortado, de forma que é possível ver a altura do objeto. Utilizam linhas, planos e outros elementos para mostrar que em qualquer ponto de uma linha haverá uma mesma altura em relação ao nível específico.
Plantas - outro tipo de desenho técnico são as plantas, responsável por representar um projeto visto de cima. Frequentemente utilizado na arquitetura.
Fundações - é a base de uma casa, o alicerce. Geralmente, é representado por uma obra feita embaixo de uma casa para suportar o peso. Há diferentes tipos e, dependendo do terreno e do desenho técnico, é responsável por fazer o projeto que dará início à construção da casa.
Instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias - é comum vermos os desenhos de várias instalações dentro das nossas casas, quer seja da fiação, dos canos que fazem o saneamento básico de um local, instalações especiais, como ar condicionado, segurança, etc. O responsável por planejar será um profissional com curso de Desenho Técnico.
Cortes e hachuras - As hachuras são pequenos cortes de peça que representam um objeto, já os cortes, são rachaduras ou quebras em peças que permitem mostrar os detalhes internos.
Elevações - Pode ser a fachada de uma construção ou qualquer objeto projetado num plano vertical
...