TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Trabalho Escolar: Desenvolvimento Economico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  2.595 Palavras (11 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Essa atividade consiste na elaboração de um artigo científico de forma comparativa entre o desenvolvimento econômico dos BRICS e sua influencia dentro da economia mundial.

Para tanto analisaremos os componentes econômicos e sociais dentro do cenário econômico de cada região, verificando assim seus indicadores e condições locais, para que dessa forma, estudando os prováveis cenários possamos visualizar como está seu desenvolvimento.

Com base nesses estudos poderemos compreender a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico, tendo em vista que são completamente diferente uma da doutra, bem como seus índices dentro do cenário mundial.

Etapa 01

Para mensurar o desenvolvimento econômico existem três formas que são elas: O índice de Gini, a curva de Lorenza e o Índice de desenvolvimento (IDH), os três podem ser usados para qualificar o tipo de desenvolvimento e a comparação com os outros países ou regiões. Seguem os três:

• Índice de Gini: utilizado na analise da distribuição de renda, Pode ser utilizado também para medir o grau da concentração de qualquer distribuição estatística.

• Curva De Lorenz: É uma representação gráfica construída apartir da ordenação da população de renda.

• Índice De Desenvolvimento Humano (IDH): Uma ferramenta a mais para aferir o avanço do bem-estar de uma população.

Analisando a figura 2 do plt página 36. Mostra as curvas de Lorenz do Brasil, fazendo uma comparação com o resultado dos anos 1989 e 2004. Notei que o período apresentado à concentração era maior em 1989, uma explicação importante para esse resultado é a estabilidade econômica proporciado pelo plano real.

b

a

Continuando a analise da tabela 2 agora pagina 41: são dados lançados em 2008 sobre índice desenvolvimento humano para os estados brasileiros, mostra uma alta desse índice em todas as regiões brasileiras. Vendo também pelo outro lado, o relatório revela também: ‘‘Um país dividido ao meio, em decorrência da concentração de renda e da atividade econômica em termos geográficos.” por um lado estão todos os estados da região sul, sudeste e centro-oeste liderando o ranking e do outro lado os nove estados nordestino entre os piores.

Alguns Motivos Para as Variações Da Distribuição De Renda e o Índice desenvolvimento Do Brasil.

Sem dúvida alguma a desigualdade na distribuição de renda no Brasil é um dos assuntos, mais debatidos em várias perspectivas. É um assunto polêmico e de extrema importância.

A gravidade do problema coloca o Brasil entre as piores distribuições de renda do mundo. Existe uma diferença de desigualdade entre regiões, estados, municípios e também entre os trabalhadores dos diferentes setores de atividade. Um dos principais fatores determinantes para a desigualdade de renda no Brasil e a desigualdade salarial.

Muitos trabalhadores brasileiros, não tiveram oportunidade para estudar o que dificulta o mesmo no mercado de trabalho, os trabalhadores com mais escolaridade apresentam uma maior produtividade e salários maiores. A escolaridade e identificada como a principal determinante da desigualdade salarial no Brasil e também a principal determinante na distribuição de renda no Brasil.

Com uma elevada desigualdade educacional que gera uma elevada desigualdade de renda, acaba criando grupos populacionais com rendas baixas, e promovendo uma desigualdade no poder político. Com a desigualdade do poder político perpetua a desigualdade educacional, pois os grupos populacionais de renda baixa não conseguem alterar as decisões políticas que podem favorecê-los como a expansão de escolas públicas de qualidade.

Também ocorre a inclusão de outras variáveis determinantes como alguns gastos sociais como a bolsa família e previdenciários como a aposentadoria e pensões. As transferências públicas do programa bolsa família também tem importância indicando a sua relevância para a redução da desigualdade de renda no Brasil. Enquanto o índice desenvolvimento humano leva em conta algumas variáveis expectativas de vida e renda per capita. Além de computar o PIB per capita depois de corrigi-lo pelo poder de comprada moeda de cada país, o IDH também levam em conta dois outros componentes: Longevidade e a educação.

Desenvolvimento Econômico Da China

Hoje a china é uma das maiores potências global, ao ponto de vista econômico e tem uma influencia crescente. Durante os últimos anos, A economia da china mudou de um sistema de planejamento central para uma economia voltada para o comercio externo com grande crescimento do setor exportador tornando-se um importante país na determinação da dinâmica do comércio mundial de bens e serviços, com mais de 6% do total de exportação mundial. No final dos anos 70 foram iniciadas reformas, essas mesmas apontaram uma eliminação gradual do sistema de agricultura coletiva uma progressiva liberação dos preços, descentralizados fiscais, maior autonomia para as empresas estatais, o inicio de uma reforma do sistema bancário e do desenvolvimento do mercado acionário o crescimento do setor não estatal e a abertura comercial e financeira. O processo de reformas implementares na china pode ser considerado como predominante marcado por um caráter gradual ou fragmentado, incluindo a venda de participações minoritárias em quatro dos maiores bancos estatais do clima para os investidores estrangeiros nos últimos anos.

A china tem o segundo maior PIB do mundo em 2008, medido pela paridade do poder de compra (PPC) que considera o ajuste pelos diferencias de preços. O fluxo do investimento direto estrangeiro (IDE) em 2007 foi aproximadamente US$ 84 bilhões, ao passo cerca de 7.000empresas em 2007 investiram, mas de US$ 118 bilhões em outras economias o governo chinês enfrenta inúmeros desafios de desenvolvimento econômico incluindo: A necessidade de crescimento sustentado do nível de emprego para inserir dezenas de milhões imigrantes, novos ingressantes na força de trabalho e empregados egressos de empresas estatais; Formulação e implementação de uma política social e ambiental que seja adequada às demandas de uma economia em rápida e crescente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com