TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico Da China

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Econômico Da China. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA CHINA

.

A política econômica da China, desde 1949, ano da criação da Republica Popular da China, está voltada para o crescimento industrial do país. Em 1957 e 1958 foi estabelecido o plano econômico “Grande Salto” que visava a industrialização do país e a reforma agrária. O sucesso do plano foi comprometido pela defasagem tecnológica que se encontravam as industriais e a agricultura do país, dificultando a competitividade no mercado.

A partir de 1976, assumiu a liderança do país o ditador do Partido Comunista Chinês Deng Xiaoping, que desenvolveu nova política de reforma econômica e social da China, logrando êxito em índices desenvolvimento econômicos e sociais, elevando o país a um novo patamar de inserção na economia internacional. Apesar de possuir o segundo maior PIB do mundo, com possibilidades de em alguns anos tornar-se a principal economia mundial, a população da China é muito grande e os índices sociais ainda necessitam evoluir. .

Acerca da facilidade de se abrir empresas em determinado país, o Banco Mundial realiza estudos e emite ranking dos 183 analisados. Utilizam métricas econômicas, sócias, transparências das relações, ambientes negociais e regulatórios. A China em 2012 ocupava a quarta posição do ranking. Os investimentos externos nos últimos 30 anos na China foram crescentes e significativos. Criou-se um ambiente favorável para o capitalismo na China, aja vista a globalização de mercados, baixa burocracia, ambiente regulatório pouco desenvolvido e custos de mão-de-obra muito inferiores a de países desenvolvidos, ou mesmo, de outros países emergentes, fatores que juntos compensam a alta corrupção local.

As medidas de crescimento econômico, negociais e sociais adotadas até então pela China, vem sendo constantemente questionas em fóruns mundiais de desenvolvimento sustentável, os quais podem ditar tendências mais conscientes para as novas gerações do mundo.

Assim, concluo que atualmente é favorável realizar investimentos e abrir empresas na China, entretanto as tendências mundiais de sustentabilidade obrigam os investidores a ponderar e acompanhar os rumos das políticas econômicas e sociais da China que podem macular a imagem da empresa e a médio e longo prazo trazer prejuízos aos negócios, caso não aperfeiçoem métodos de controle, reduzam a corrupção e adotem efetivas mudanças nas políticas sociais.

BIBLIOGRAFIA

ANHANGUERA. Desenvolvimento econômico da China. Disponível em:

<http://graduacao.aeduvirtual.com.br/201301/mod/resource/view.php?id=2680&section=3>. Acesso em 28 de Abril de 2013.

DOING BUSINESS. Fazendo negócios num mundo mais transparente. Disponível em:<http://portugues.doingbusiness.org/reports/global-reports/doing-business-2012>

Acesso em 09 de Maio de 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com