Doenças da profissão
Resenha: Doenças da profissão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: judithrose • 29/3/2014 • Resenha • 548 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
Doenças da Profissão
As seguelas que a profissão de jornalista pode provocar são varias ao decorrer da profissão os jornalistas são expostos a esforços físicos e mentais por excesso de atividades diárias, falta de segurança na realização de seu trabalho, em contato direto com a noticia vivenciando muitas vezes perigos que podem levá-lo a morte ou seguelas para o resto da vida.
Podemos citar algumas doenças que acometem jornalistas, repórteres cinematográficos e fotógrafos também expostos a doenças por carregarem equipamentos pesados por mais de cinco horas. Uma das doenças bem conhecidas no meio dos profissionais de jornalismo e o L.E.R. (Lesões por Esforço Repetitivo) e um conjunto de doenças que atingem os músculos, tendões e nervos dos membros superiores, ela e causada pela pratica diária dos mesmos movimentos realizados por varias vezes por dia, causando inflamação dos tecidos que reveste os tendões (Tenossinotive), inflamação dos tendões (Tendinite) e inflamação das estruturas do cotovelo (Epicondilite). Esta doença foi adquirida pela informatização das redações.
Alem desta doença os profissionais são expostos ao estresse a depressão devido ao excesso de atividades que exigem muita dedicação, sofre de gastrite, perda temporária de voz, problemas emocionais e de relacionamento com a família, fadiga visual, alem de outras. Essas doenças podem ser prevenidas com alimentação saudável, exercício físico, ambiente de trabalho agradável, jornada reduzida.
Entrevista do Jovem que deseja ser Jornalista
Realizamos entrevista com um rapaz que deseja ser jornalista, seu nome e Wendell Cupertino, tem 19 anos, trabalha na empresa tal no cargo de Assessor Comercial na Republica, mora em Diadema – São Paulo.
Na opinião dele o jornalista deve ser formador de opinião, saber absorver informações e traduzi-las de forma clara para os telespectadores, o motivo da escolha desta profissão, foi gostar de estar em contado com a sociedade em geral, conhecer pessoas, escrever, ler, fazer com que todos possam ser formadores de opinião, levar a noticia o mais próximo possível das pessoas.
Para conseguir atingir a meta de ser um ótimo jornalista, procura se atualizar, obter o Maximo de informações que puder arrecadar, gosta de saber tudo o que acontece em seu pais e no mundo, possui facilidade em escrever, gosta de fotografar, por não conseguir ingressar no curso de jornalismo, optou por fazer Tecnólogo de RH para colher frutos trabalhando como Gestor de RH para assim conquistar o seu verdadeiro objetivo. Estudou o mercado e verificou que a excesso de jornalista tornando grande a concorrência, pode observar que muitos conseguem uma vaga por indicação, mas também encontrou um leque de opções dentro da profissão, ele quer ser um diferencial, para poder conquistar sua posição no mercado.
Em relação a não ser obrigatório o diploma para ser jornalista, ele não concorda, pois acha um desrespeito aos profissionais que são formados, afinal são quatro anos de dedicação, são pessoas que sabem descrever uma noticia. E sem a faculdade teriam jornalistas de ma qualidade.
Quanto à área que pretende atuar o Wendell diz gostar de jornalismo político ou voltado ao meio ambiente. Ele diz
...