EBITDA
Seminário: EBITDA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wingeter • 23/5/2014 • Seminário • 279 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
O EBITDA é um indicador financeiro que mostra se os ativos operacionais estão gerando caixa.
É considerado pelos analistas financeiros o melhor indicador de geração de caixa operacional, pois considera em seu cálculo somente os resultados operacionais que afetam o caixa, desconsiderando as despesas e a receitas operacionais como a depreciação, amortização e exaustão, o resultado de equivalência patrimonial, as despesas e as receitas financeiras, outras receitas e despesas operacionais não rotineiras e, também, os impostos sobre o lucro (Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro).
O Lucro Antes dos Juros e Imposto de Renda (LAJIR), ou Earning Before Interest and Taxes (EBIT), em inglês, é outro indicador importante, pois representa o lucro da atividade operacional.
A depreciação, amortização e exaustão não são consideradas no cálculo do EBITDA, porque não exercem impacto sobre o caixa, pois correspondem a investimento já realizado e desembolsado no passado, que está sendo parcialmente considerado como despesa ou custo do período.
Para empresa não financeira, as despesas e as receitas financeiras não fazem parte de seu ciclo operacional e, sim, da "conseqüência" das operações, isto é, os empréstimos são captados para financiar as operações e as eventuais sobras de caixa são aplicadas no mercado financeiro para minimizar as despesas financeiras.
As receitas e as despesas operacionais não rotineiras não têm relação direta com o desempenho operacional normal da empresa.
Os impostos sobre o lucro são calculados sobre o lucro líquido apurado após considerar todas as despesas e as receitas, inclusive as que não têm relação direta com as operações.
A geração de caixa operacional não depende de impostos dessa natureza.
O EBITDA pode ser calculado de duas formas: a partir da receita bruta ou do lucro operacional.
...