ECONOMIA QUESTIONARIO CAPITULO1
Monografias: ECONOMIA QUESTIONARIO CAPITULO1. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tchayene • 19/10/2014 • 468 Palavras (2 Páginas) • 401 Visualizações
1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
Porque as necessidades do homem são ilimitadas, e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados.
2. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
3. Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.
Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre deferentes alternativas de produção.
Alternativas de produção Máquinas (milhares) Alimentos (toneladas)
A 25 0
B 20 30,0
C 15 47,5
D 10 60,0
E 0 70,0
4. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
Ao analisar uma economia de mercado, percebemos que o fluxo de mercadorias e serviços entre as firmas (unidades produtivas) e as famílias (unidades consumidoras e detentoras dos direitos sobre as firmas) tem por contrapartida um fluxo monetário, dos pagamentos dos serviços (comissões e salários) e dos bens (preço pago pelos produtos) e a remuneração dos fatores de produção (lucros das firmas distribuídos às famílias que detém sua propriedade acionária). Este fluxo de bens e serviços e de pagamentos é que determina quais os produtos devem ser produzidos, em que quantidade, de que forma e para quem.
5. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
6. O que vêm a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.
Os argumentos que compõem uma análise econômica podem ser do tipo normativo ou positivo.
Argumento positivo é aquele que apenas relata a realidade como ela é, ou seja, é descritivo. Um argumento normativo é aquele que diz como as coisas deveriam ser, ou seja, é prescritivo.
O argumento positivo é cientifico, pois baseia-se na observação da realidade e é desprovido de juízo de valor. O argumento normativo, por sua vez, tem caráter de economia política, isto é, propositivo. Ele inclui não apenas o entendimento da questão, mas o juízo de valor do propositor sobre o que deve ser feito.
Exemplos:
Argumentos Positivos: A taxa de desemprego aumentou 4% no último ano.
Argumentos Normativos: O Banco Central deve reduzir a taxa de juros para estimular a geração de empregos
7. Qual a importância da Matemática e da Estatística para os estudos econômicos? Exemplifique.
Com
...