ED Adm Financeira
Exames: ED Adm Financeira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: SimoneRibeiroRoc • 23/5/2014 • 1.408 Palavras (6 Páginas) • 3.123 Visualizações
ADMINISTRACAO FINANCEIRA: Conteúdo 1: Objetivos e Ambiente da Administração Financeira
1- Assinale a alternativa correta:
I)O objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza dos acionistas da empresa.
II) O administrador financeiro é o principal responsável pela criação de valor e pela investigação de riscos.
III)A gerência financeira abrange atividades de administração de caixa, crédito e cobrança, risco, câmbio, investimento, financiamento, planejamento e controle financeiro, relacionamento com acionistas e investidores e relacionamento com bancos.
IV) Finanças comparativas são as finanças que visam maximizar a riqueza dos assessores das empresas; normalmente constituídas na forma de sociedade anônima de capital.
V)Os administradores financeiros nas decisões de investimento, por exemplo, criam, recebem e desenvolvem alternativas de negócios de longo prazo, com retornos favoráveis aos acionistas, buscando sempre a maximização da riqueza da empresa.
Resposta: D
Os administradores financeiros nas decisões de investimento tem como preocupação primordial o que diz respeito à avaliação e escolha de alternativas de aplicação de recursos nas atividades normais da empresa, num conjunto de decisões visando dar à empresa a estrutura ideal em termos de ativos – fixos e correntes – para que os objetivos da empresa como um todo sejam atingidos.
Pode- se dizer que a administração financeira tem 3 objetivos básicos: Manter a empresa em permanente situação de liquidez, como condição básica ao desenvolvimento de suas atividades; Obter novos recursos para planos de expansão, com base em estudos de viabilidade econômico-financeira e aos menores custos; Assegurar o necessário equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira, quantificando os planos de expansão de acordo com as possibilidades de obtenção de recursos, próprios ou de terceiros. Porém o objetivo mais geral da administração financeira é maximizar o valor de mercado do capital dos proprietários existentes, não importando se a empresa é uma firma individual, uma sociedade de pessoas (quotas) ou por ações.
35- Assinale a alternativa correta:
I) A controladoria engloba atividades de administração de custos e preços, auditoria interna, avaliação de desempenho, contabilidade, orçamento, controle patrimonial, planejamento tributário, relatórios gerenciais e sistemas de informação financeira.
II) A gerência financeira abrange atividades de administração de custos e preços, auditoria interna, avaliação de desempenho, contabilidade, orçamento, controle patrimonial, planejamento tributário, relatórios gerenciais e sistemas de informação financeira.
III) A Teoria da Preferência pela Liquidez afirma que o investidor prefere sempre dispor de seus recursos no presente, e que, para deixar de consumir hoje e aplicar os recursos em bens que não de consumo, exige remuneração. A taxa de juros e o valor de revenda dos bens anteriormente adquiridos representam essa remuneração, que deve possibilitar que o consumo de amanhã seja maior do que o consumo hoje.
IV) Para empresas do ramo varejista, que não exigem grandes imobilizações, e sim grandes investimentos em estoques. Exemplos desse tipo de empresa são: Ambev, Embraer, Vale, Petrobras, Gerdau, Renault, Telefônica, Copel entre outros.
V) Nas sociedades anônimas de capital aberto, o diretor financeiro assume novas atribuições, sendo responsável pelo relacionamento com acionistas e investidores. Outra característica dessas empresas é a separação entre proprietários (acionistas) e administradores.
Resposta: A (I, III e IV) A gerência financeira abrange atividades de administração de caixa, crédito e cobrança, risco, câmbio, investimento, financiamento, planejamento e controle financeiro, relacionamento com acionistas e investidores e relacionamento com bancos.
A Ambev, Embraer, Vale, Petrobras, Gerdau, Renault, Telefônica, Copel entre outros, são empresas de capital intensivo que requer grandes investimentos em ativos imobilizados.
33- Órgão normativo do sistema financeiro, voltado para o desenvolvimento, disciplina e fiscalização do mercado de valores mobiliários , basicamente o mercado de ações e debêntures. Esse órgão chamamos de:
Resposta: E (CVM)
Comissão de Valores Mobiliários é um Órgão normativo do sistema financeiro, voltado para o desenvolvimento, disciplina e fiscalização do mercado de valores mobiliários , basicamente o mercado de ações e debêntures É uma entidade auxiliar, autárquica, autônoma e descentralizada mas vinculada ao Governo
32- BANCO CENTRAL DO BRASIL. Órgão executivo central do sistema financeiro, com responsabilidade de cumprir e fazer cumprir as disposições que regulam o funcionamento do sistema e as normas expedidas pelo:
Resposta: C (Conselho Monetário Nacional – CMN)
O Banco Central do Brasil foi criado em 1964, para atuar como órgão executivo central do sistema financeiro nacional, cabendo-lhe a responsabilidade de cumprir e fazer cumprir as disposições que regulam o funcionamento do sistema e as normas expedidas pelo Conselho Monetário Nacional
31- Os integrantes que fazem parte do subsistema normativo, que regula e controla o subsistema operativo, são:
Resposta: B (CMN, CVM, BACEN)
O subsistema normativo é formado por instituições que estabelecem as regras e diretrizes de funcionamento, além de definir os parâmetros para a intermediação financeira e fiscalizar a atuação das instituições operativas. Ex.: CMN, CVM, BACEN, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
30- O Sistema Financeiro Nacional (SFN) está proposto no art.192 da atual Constituição Brasileira, promulgada em 1988. Reza esse artigo que o SFN será estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir aos interesses da coletividade, regulamentada pela Lei nº 4.595/1964. O SFN é constituído por:
Resposta: D (INSTITUIÇÕES NORMATIVAS, INSTITUIÇÕES OPERATIVAS, INSTITUIÇÕES DISTRIBUIDORAS E AGENTES ESPECIAIS).
Normativo (CMN, BACEN, CVM, SUSEP, SPC); Distribuidoras (não têm acesso às bolsas como as Sociedades Corretoras; Operativas (inst. bancárias e não-bancárias, SBPE, inst. financeiras e auxiliares); Agentes Especiais (Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal)
...