EMPREENDEDORISMO - CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Projeto de pesquisa: EMPREENDEDORISMO - CONCEITOS E DEFINIÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lailalelis • 18/9/2013 • Projeto de pesquisa • 5.037 Palavras (21 Páginas) • 1.098 Visualizações
RESUMO
O empreendedorismo gera desenvolvimento social e econômico em um país. E o Brasil tem se destacado quanto ao crescimento do número de novas empresas. São vários os tipos de empresas, porém a mais conhecida é a empresa individual. E os empreendedores podem ser nato, serial, corporativo e social entre outros. Ao abrir seu próprio negócio o empreendedor se depara com um desafio para o qual nem sempre está preparado. Muitos iniciam suas empresas sem o devido conhecimento do negócio e do público-alvo. Depois de abrir a empresa, outro erro constante é o não acompanhamento da rotina da mesma e o descontrole do fluxo de caixa. Não se adaptar às necessidades do mercado também está na lista desses erros tão comuns ao novo empreendedor. Procurar por qualificação e aprendizado devem ser então, o primeiro passo daquele que planeja abrir um negócio próprio. Cursos, palestras e seminários, são exemplos de recursos disponíveis no mercado que podem orientar o novo empreendedor não só na abertura, mas também na sobrevivência de sua empresa. O empreendedor deve conhecer também os incentivos e verbas disponibilizadas pelo governo, e em contrapartida, os empecilhos e entraves causados pela burocracia e pela alta carga tributária, quesitos esses onde o Brasil se destaca negativamente.
Palavras Chave: empreendedorismo, empreendedor, desenvolvimento social, qualificação, verba, burocracia, carga tributária.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Sendo o Brasil um país empreendedor, onde o número de novas empresas cresce consideravelmente em relação a outros países, propõe-se conhecer e explorar um pouco mais o tema através desse artigo. O que é o empreendedorismo e o que faz um empreendedor, quais seus maiores desafios e dificuldades, seus erros mais comuns, em que o governo favorece e/ou desfavorece o empreendedor e sua empresa. Almeja-se também justificar a pesquisa divulgada pelo IBGE (2012) onde de cada 100 novas empresas abertas no Brasil, 48 fecham as portas antes dos três anos de existência, e apontar medidas que podem ser tomadas para evitar a mortalidade precoce dessas empresas.
CAPÍTULO I
EMPREENDEDORISMO - CONCEITOS E DEFINIÇÕES
É o empreendedorismo o principal causador de desenvolvimento no país, tanto econômico como social, gerando riqueza e emprego. “Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto técnico, científico e empresarial. Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar”. Definição presente na grande maioria dos artigos e textos estudados.
Este é o conceito que se dá às ações de um ou vários indivíduos que inovam ou iniciam um empreendimento (organização), criando algo diferente e de valor, dedicando o seu tempo, esforço e assumindo riscos de um mercado (financeiro psicológico e social) para obter satisfação econômica e pessoal.
Esse indivíduo é o empreendedor, que deve então apresentar habilidades que o possibilite criar, abrir e gerir seu negócio e gerar resultados positivos. O empreendedor é que realiza, age e executa.
Tipos de Empreendedor
São vários os tipos de empreendedores. Os que serão citados e definidos aqui são segundo o professor José Dornelas:
• O Empreendedor Nato (Mitológico)
Geralmente são os mais conhecidos e aclamados. Começam a trabalhar muito jovens e adquirem habilidade de negociação e de vendas. Suas referências e exemplos a seguir são os valores familiares e religiosos, e eles mesmos acabam por se tornar uma grande referência. Exemplos: Bill Gates, Andrew Carnegie, Sílvio Santos, Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá) etc.
• O Empreendedor que Aprende (Inesperado)
É uma pessoa que nunca pensou em ser empreendedor, que antes de se tornar um via a alternativa de carreira em grandes empresas como a única possível. O momento de disparo ou de tomada de decisão ocorre quando alguém o convida para fazer parte de uma sociedade ou ainda quando ele próprio percebe que pode criar um negócio próprio. Tem de aprender a lidar com as novas situações e se envolver em todas as atividades de um negócio próprio.
• Empreendedor Serial (Cria Novos Negócios)
É uma pessoa que não se contenta em criar um negócio e ficar à frente dele até que se torne uma grande corporação. Como geralmente é uma pessoa dinâmica, prefere os desafios e a adrenalina envolvidos na criação de algo novo a assumir uma postura de executivo que lidera grandes equipes.
• Empreendedor Corporativo
O empreendedor corporativo tem ficado mais em evidência nos últimos anos, devido à necessidade das grandes organizações de se renovar, inovar e criar novos negócios. São geralmente executivos muito competentes, com capacidade gerencial e conhecimento de ferramentas administrativas. Não se contentam em ganhar o que ganham e adoram planos com metas ousadas e recompensas variáveis.
• Empreendedor Social
Os empreendedores sociais são um fenômeno mundial e, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, têm um papel social extremamente importante, já que através de suas ações e das organizações que criam preenchem lacunas deixadas pelo poder público. De todos os tipos de empreendedores é o único que não busca desenvolver um patrimônio financeiro, ou seja, não tem como um de seus objetivos ganhar dinheiro. Prefere compartilhar seus recursos e contribuir para o desenvolvimento das pessoas.
• Empreendedor por Necessidade
O empreendedor por necessidade cria o próprio negócio porque não tem alternativa. Geralmente não tem acesso ao mercado de trabalho ou foi demitido. Suas iniciativas empreendedoras são simples, pouco inovadoras, geralmente
...