EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Seminário: EMPREENDEDORISMO NO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: richardbrenand • 24/10/2013 • Seminário • 397 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: AS DICAS PARA OS INICIANTES E PARA QUEM QUER AINDA MAIS.
Um dos principais erros do empreendedor iniciante é minimizar a importância do planejamento. Muitos acham que basta ter dinheiro e sorte, mais é preciso que as pessoas se informem e se capacitem.
Nós sabemos que para você ter sucesso à frente de um pequeno empreendimento é importante que você domine, sim, técnicas de gestão, mas também é fundamental que você tenha uma atitude, uma conduta, um comportamento protagonista, de liderança, para que você venha a ter sucesso à frente deste empreendimento.
O processo de seleção da atividade empresarial que você vai estar atuando, ele respeita outros critérios. O primeiro é se você tem vocação para atuar neste ramo. Segundo é se existe um mercado favorável r quando você fala de mercado, são três atores principalmente: se você tem clientes, que é a razão de existir de um negócio, interessados em adquirir um produto dentro dessa atividade empresarial que você pretende implementar; se você tem fornecedores, de quem comprar para poder estar atendendo estes seus clientes ali na região com condições de preço, prazo e qualidade de entrega que atendam aos seus critérios; e concorrência. Além de avaliar a questão financeira. Se você tem recursos necessários para implementar um empreendimento num ramo que te interessa.
Segundo José Dornelas, especialista em empreendedorismo, deve ser a inovação. Pesquisas recentes mostram que 80% dos pequenos empresários não pensam em inovação.
A maioria ainda não vê a inovação como diferencial para o seu negócio. Isso, muitas vezes, é decorrência de um mercado interno pujante, de muitas oportunidades internas para desenvolver um negócio e tem muito a ver também com a questão do empreendedor brasileiro não pensar na internacionalização. Ele não tem essa visão de abrangência além do país em termos de atuação. Só que isso é negativo porque da mesma forma que o Brasil está crescendo e está atraindo investimento externo, atrai também empreendedor de outros países, outros negócios estão entrando aqui e o empreendedor brasileiro tem que se preparar para issso.
Para Dornelas, o crédito cresceu,e as oportunidades também e o empreendedor pode ter problemas justamente para se apoderar de todas as informações disponíveis.
Entre os motivos dados pelos pequenos empresários para fecharem seu negócio nos primeiros dois anos, destacam-se as falhas gerenciais como a escolha de um local inadequado, a falta de conhecimentos gerenciais e o desconhecimento do mercado; e a conjuntura econômica.
...