ENDOMARKETING: E SUAS VANTAGENS NAS ORGANIZAÇÕES
Projeto de pesquisa: ENDOMARKETING: E SUAS VANTAGENS NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosanasecond • 20/5/2014 • Projeto de pesquisa • 5.570 Palavras (23 Páginas) • 325 Visualizações
LUCIANA REIS
MÁRVIA ALMEIDA
ROSANA OLIVEIRA
ENDOMARKETING:
E SEUS BENEFÍCIOS NAS ORGANIZAÇÕES.
Projeto apresentado com requisito parcial, do projeto interdisciplinar, do curso de Administração da Faculdade Montessoriano de Salvador.
Orientador: Professor Carlos Nestor
Salvador
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. CAPITULO I - ENDOMARKETING: POTENCIAL PARA MOTIVAR PÚBLICO INTERNO E GERAR RESULTADO.......................................................................... 5
2.1 LIDERANÇAS E ENDOMARKETING 6
2.1.1 Tipos de liderança 6
2.1.2 Clima organizacional 7
2.1.3 Teorias motivacionais 9
2.2 FERRAMENTAS PARA IMPLANTAÇÃO DO ENDOMARKETING. 12
2.2.1 Comunicação Integrada. 13
2.2.2 Treinamento. 14
2.2.3 Empowerment. 15
2.3 RESULTADOS E BENEFICIOS DO ENDOMARKETING. 17
2.3.1 Produtividade. 17
2.3.2 Lucro . 18
2.3.3 Sucesso do endomarketing. 18
3. CAPITULO II – PESQUISA DE CAMPO. 21
3.1 APESENTAÇÃO 21
3.3.1 Tipo de pesquisa 22
3.3 2 Método 23
3.3.3 Técnicas 23
4. CAPITULO III - INTERPRETAÇÃO DE DADOS. 25
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................27
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 28
ANEXO.................................................................................................................30
1. INTRODUÇÃO.
O endomarketing tem sido um dos temas mais estudados em gestão de pessoas, pois administradores e estudiosos começaram a perceber a importância de mudanças no universo das organizações. Assim o endomarketing chegou com a proposta de cara nova, com uma força estimuladora capaz de mudar a estrutura organizacional, onde os funcionários são considerados o alicerce dessa construção inovadora.
A organização é um sistema que reúne capital financeira e humana, trabalho, normas, políticas e natureza técnica. Sendo assim, além de gerar bens econômicos ela exerce papel social na inserção do indivíduo em determinado grupo, permitindo que ele tenha participação nos processos de produção e troca de informações.
Segundo Saul Faingaus Bekin “o endomarketing é um instrumento que completa o esforço do marketing de uma organização, mobilizando seu público interno.” Diante da afirmação do autor, o foco desta será pesquisar o papel da liderança ao adotar o endomarketing, os resultados financeiros, e de que maneira a prática do endomarketing na organização influência o fator humano. Por ser uma espécie de política voltada para a valorização dos funcionários, tem por intuito de ir além da motivação, para estimular a busca da compreensão de necessidades dos clientes. O endomarketing pode ter grande contribuição na área administrativa, apesar de muitas organizações ainda terem certas resistências a implantação de métodos e práticas limitando-se a ter benefícios agregados a aceitação da inovação proporcionando aumento de produtividade e lucro.
2. CAPITULO I - ENDOMARKETING: POTENCIAL PARA MOTIVAR PÚBLICO INTERNO E GERAR RESULTADOS.
O endomarketing é uma nova forma de administração, que busca estratégias através dos setores, dos processos de marketing e recursos humanos, visando ter uma participação efetiva do público interno em todas as etapas de evolução e crescimento da organização, onde benefícios e valorização do fator humano trarão melhorias tanto para qualidade de vida no trabalho quanto para a própria organização.
O principal papel do endomarketing é garantir que seus funcionários tenham o trabalho como uma segunda “casa e família”, ou seja, criar no ambiente uma situação de bem estar que proporcione prazer. Este processo deve ser continuamente supervisionado, não podendo ser encarado apenas como paliativo para remediar algum problema, assim o endomarketing não funciona da mesma forma em varias organizações, afinal cada uma possui sua cultura, as realidades são diferentes, sendo necessário um planejamento para sua aplicação dentro das necessidades e perspectivas de um determinado ambiente.
O endomarketing também é conhecido como marketing interno por ser uma atividade que busca tratar os funcionários como seus primeiros clientes, objetivando um processo de encantamento e fidelização de dentro para fora, os benefícios oferecidos pela organização leva satisfação aos clientes internos e conseqüentemente isso refletirá aos clientes externos. Suas ações sendo bem empregadas trazem melhorias para todos os setores, podendo ser vistos no clima organizacional, no aumento de produtividade, resultantes de investimentos no treinamento, no ambiente, na liderança, na comunicação em fim em toda organização.
Estudiosos apontam que o endomarketing vai além da motivação, pois ele se multiplica as ações evidenciadas no cotidiano organizacional como conta o livro “Endomarketing: como praticá-lo com sucesso” do autor Saul Faingaus Bekin, que traz exemplos de organizações que fez investimentos de grande escala e obtiveram resultados positivos na busca de seus objetivos, a revista exame, por exemplo, divulgou reportagem que aponta a empresa Google como a melhor empresa do mundo para se
...