Empreendedorismo no Brasil
Seminário: Empreendedorismo no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudiosneuro • 24/9/2013 • Seminário • 399 Palavras (2 Páginas) • 313 Visualizações
Empreendedorismo no Brasil
O empreendedorismo no Brasil finalmente começa a ser tratado com importância, com os principais erros do empreendedor iniciante, apontados pelo Gerente de atendimento do sistema SEBRAE, Ênio Pinto, fazendo com que as pessoas pensem melhor sobre o assunto.
A taxa de mortalidade das pequenas empresas no Brasil é 22% muito alta, comparando com os países mais desenvolvidos que é de 15%, nesses países mais desenvolvidos os empreendedorismos já estão aplicados com mais seriedade, com este estudo vai ajudar as pequenas empresas a ter sucesso.
Sabemos que é importante planejar, saber técnicas de gestão, ter atitude, ser apaixonado pelo que faz ser inovador, ter comportamento próprio, para que venha a ter sucesso ao empreendimento.
Segundo Ênio Pinto, existe dois critérios para que tenha um empreendimento de sucesso, primeiro é se você tem vocação para atuar neste ramo, segundo é se existe um mercado favorável e neste mercado, se você tem clientes interessados em adquirir um produto dentro da atividade empresarial que você pretende atuar.
Segundo Jose Dornelas, a inovação deve ser preocupação permanente após a abertura das portas de uma empresa, pois as pesquisas mostram que 88% das empresas não pensam em inovação, a maioria não vê como um diferencial para seu negocio, entre outros motivos dados pelos pequenos empresários para fecharem seu negocio nos dois primeiros anos, destacam-se as falhas gerenciais, a escolha de um lugar inadequado, a falta de conhecimentos gerenciais e o desconhecimento do mercado.
Com essas dicas levantadas pelo Jose Dornelas e pelo Ênio Pinto, a falta de planejamento, a falta de estrutura financeira, lugar inadequado, pessoas sem vocação tudo isso faz com que a alta da mortalidade das empresas cresça a cada dia e para que isso não aconteça, temos que fazer um planejamento, estudar um lugar adequado, informar e capacitar pessoas que vão fazer parte do empreendimento, ser inovador, pesquisar fornecedores para que tenha preços competitivos no mercado de trabalho, saber quem são seus concorrentes, ter prazo e qualidade de entrega, buscar uma consultoria de mercado, que vai ajudar a ter uma visão e previsão de crescimento do empreendimento.
Ser empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja risco, é enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças, é caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola, é tomar atitudes que ninguém tomou, é ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória, é não esperar uma herança, mas construir uma historia.
Augusto Cury
...