Empreendorismo
Tese: Empreendorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luciane.gimenes • 1/5/2013 • Tese • 1.763 Palavras (8 Páginas) • 617 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Faculdade Anhanguera de Vila Formosa
Curso Superior de Tecnologia Gestão Comercial / marketing
Carolina Marin Laurino
Fabiano Soares RA. 6662316582
RA. 6429276985
Pedro Edilson RA. 6856489674
Raphael Edgar
Victor Pereira RA. 6826503907
RA. 6423276088
Wagner Alimari RA. 6849373724
Walter Henrique RA. 6854472100
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Empreendedorismo
São Paulo
2013
SUMÁRIO
1.1 Processo empreendedor 4
1.2 Perfil empreendedor 4
1.3 Pontos fortes 5
1.4 Pontos fracos 5
1.5 Criticas e elogois 5,6,7
2.1 Identificandi oportunidades 8
2.2 A criação 8,9
2.3 Analise do texto 9
2.4 Ramo do novo negocio 9
2.5 Nosso ramo 9
2.6 Razão social 10
2.7 Relatorio 10,11
2.8 Bibliografia 11
Empreendedorismo
Professor: Wellington Fernandes
ATPS Empreendedorismo
Passo 1
1.1 Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor.
Neste primeiro passo, fora analisado e estudado a Introdução ao Empreende -dorismo, além do conceito foi possível perceber quando foi sua origem e intensificação, além de consequências imediatas por ele causadas. Após os conceitos primários houve uma análise de como entender o processo do empreendedor, como também, houve um estudo analítico da mortalidade das pequenas empresas a partir do ano de 1997 a 2001. Já no segundo capítulo do livro Empreendedorismo cujo autor citamos Dornelas, possuiu destaque para a Revolução do Empreendedorismo, bem como, a Evolução histórica das teorias administrativas. Ao final, houve uma narração sobre o Empreendedorismo no Brasil, uma análise histórica do surgimento do mesmo. Assim destacamos a aplicação das diferenças entre o Administrador e o Empreendedor e seus conceitos.
1. 2- Perfil Empreendedor.
Embora compartilhem características semelhantes, existem grandes diferenças entre ser administrador e empreendedor.
As primeiras diferenças notadas serão explanadas a seguir, iniciando com o administrador, que possui como principais características ser orientado para o planejamento e controle, está mais relacionado aos processos gerenciais, a solução de conflitos e circunstâncias desfavoráveis para a empresa, além de possuir uma visão mais abrangente da organização.
Por outro lado, o empreendedor possui instinto visionário, diferenciado, portador de uma motivação única, possui perfil da necessidade de reconhecimento e admiração, tem coragem para ousar, criar uma ideia nunca vista antes, embora nem sempre se faça presente nas corporações, está sempre focado nas oportunidades de mercado. Ao final, possui uma grande característica além de muitas como atem facilidade de identificar algo e transformá-lo em oportunidades presentes ou futuras.
No modo de exercer o trabalho podemos notar tais diferenças: Enquanto o administrador...
1.3 Pontos fortes:
Saber a importância de conhecer as necessidades dos clientes e tomar medidas necessárias para concluir seus desejos;
Se adaptar a novos desafios e situações-problema;
Sentir e buscar motivações para metas, buscar crescimento e superar resultados propostos;
Facilidade no convívio grupal e possuir iniciativa sempre que preciso;
Ter perspectivas futuras.
1.4 Pontos fracos:
Intolerância às incertezas e falta de estrutura, bem como, stress e conflitos diários;
Insegurança para tomar novas decisões e implantar novas ideias quando cobrados;
Foco apenas nos lucros, esquecendo-se do poupar.
1.5- Criticas e Elogios.
Para um primeiro momento, estabelecemos comentários a seguir expostos:
Será preciso adquirir mais autoconfiança para lidar com as dificuldades que possam surgir, como o stress recorrente da rotina diária, além de pensar menos no dinheiro e mais nos resultados a ser alcançado, ter Fé no negócio como um todo.
Possuir senso de disciplina e vontade, começando pelo grau hierárquico, como, sócios, funcionários, co-funcionários terceirizados, tendo como resultado fiel ao cliente.
Concluímos que ser empreendedor não é tão fácil quanto parece, é preciso saber escolher uma equipe coesa, séria, disciplinada e com senso comum. Empreender não pode apenas basear-se num sonho, mas como colocá-lo em prática e mantê-lo no mercado competitivo, saber a hora de empreender e compreender, como cobrar e perceber, ter ânimo e força, ter feeling de mercado e senso critico para a compra e venda.
Para Dornelas (2008 p.22) “Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias em oportunidade. E a perfeita implementação destas oportunidades leva a criação de negócios de sucesso”.
Entretanto Hashimoto (2006 p.8) que entre definições de empreendedorismo e empreendedor “estudos vão sempre apontar sobre o processo de criação de valor, seja por meio de
...