Enron Os Melhores Da Sala - Resumo Do Filme
Casos: Enron Os Melhores Da Sala - Resumo Do Filme. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jjanaina • 23/8/2014 • 441 Palavras (2 Páginas) • 1.157 Visualizações
RESUMO DO FILME – ENRON OS MELHORES DA SALA
A Enron Corporation foi formada em 1985, localizada em Houston, Texas nos Estados Unidos, empregava cerca de 21.000 pessoas, tendo sido uma das corporações líderes no mundo em distribuição de energia (eletricidade, gás natural) e comunicações. Seu faturamento era $101 bilhões de dólares em 2000.
Nos anos 90 raras companhias de capital aberto na Bolsa de Valores de Nova York tinham ações tão valorizadas, mesmo nos tempos de crise, quanto às da Enron. Seu slogan era "Ask Why", pergunte por quê, a empresa ousava e não tinha medo de transpor barreiras, tornando um sucesso e conseguia vários investidores em suas ações e seus funcionários foram incentivados a aplicar suas poupanças e aposentadorias, pois era excelente garantia de retorno.
Uma das vantagens que Enron obtia era a desregulamentação, em alguns estados o governo não interferia no livre comércio, a empresa poderia elevar o preço como quisessem e outra vantagem conquistada por Jeff Skilling era o “mark to market”, marcar a mercado, ou seja, permitia que a Enron computasse ganhos cogitados de contratos de energia a longo prazo como receita corrente.
Para completar a extraordinária lucratividade, a Enron comprou novos empreendimentos para movimentar débitos para fora de seus balanços e transferir riscos para estes negócios, desta forma os executivos acreditavam que o valor das ações a longo prazo permaneceriam altos, acreditando de forma veemente no que era apresentado no balanço da empresa, assim as suas ações cresciam assustadoramente e a empresa foi escolhida pela “Fortune Magazine” como a empresa americana mais inovadora por seis vezes consecutivas.
A fraude foi maquiada pela empresa de contabilidade Arthur Andersen e bancos, escondendo dívidas de US$ 25 bilhões, tendo seus lucros inflados artificialmente, o CEO da empresa sabia que não conseguiria ocultar por muito tempo este declínio, então em agosto/2001 Jeff Skilling demitiu-se por “assuntos familiares”, chocando assim todos os funcionários e o mercado, a fraude foi sendo revelada quando ocorreu o blecaute em 2001 no estado da Califórnia e devido uma denúncia por uma carta anônima, que questionava os métodos contábeis da Enron.
Em dezembro/2001 toda a fraude veio à tona e a Enron e seus investidores viram o preço de suas ações despencarem de U$ 86,00 para U$ 0,27 a empresa não conseguiria mais segurar sua condição financeira decretou sua falência e levou consigo a auditoria Arthur Andersen, os executivos Andrew Fastow, Jeff Skilling e Ken Lay foram responsabilizados pelos atos e condenados a prisão por conspiração, fraude bancária, comércio ilegal e declarações falsas.
Enfim, os empregados da empresa levaram prejuízo, além de perderem o emprego e suas economias que estavam investidas na Enron, todos os investidores nas ações da Enron tiveram prejuízo.
...