Estratégia
Seminário: Estratégia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: babalu12 • 30/9/2014 • Seminário • 667 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
Estratégia, por excelência, é a maneira como a empresa se distingue de seus concorrentes, usando seus pontos fortes para atender as necessidades dos clientes. É a visão macro que define o que a organização vai ser, e serve como guia para a elaboração de todos os planos e ações. É a estratégia que orienta mercados, inovações e vantagens competitivas.
Muito se fala em Planejamento Estratégico (PE), e nas organizações, de maneira geral, ainda se encontra uma série de interpretações em relação a essa ferramenta. Uma de suas medidas positivas é que a empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente.
Empresas de todos os tipos estão chegando à conclusão de que essa atenção a estratégia é uma atividade muito proveitosa. As razões dessa atenção crescente à estratégia empresarial são muitas, algumas mais evidentes que outras. Dentre as causas mais importantes do crescimento recente do PE pode-se citar a de que os ambientes de todas as empresas mudam com rapidez. Mudanças essas que ocorrem nos ambientes econômicos, sociais, tecnológicos e políticos. A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar-se aos acontecimentos, e o PE é uma técnica comprovada para que tais ajustes sejam feitos com inteligência.
Segundo Oliveira (2004, p. 192) “A estratégia é, extremamente, importante para a empresa, e o executivo deve saber que o momento propício aos movimentos estratégicos é tão importante quanto o movimento em si”. A principal finalidade da estratégia é estabelecer os caminhos, os cursos e os programas a serem seguidos para alcançar os objetivos e desafios estabelecidos. O conceito básico de estratégia está relacionado a um elo entre a empresa e o ambiente.
Para Mintzberg e Quinn (2001, p. 20);
Estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e seqüência de ações de uma organização em um todo coerente. Formulando-se uma estratégia de maneira correta, consegue-se ordenar e alocar os recursos de maneira viável, com base em suas competências e deficiências tendo assim, grandes oportunidades de perpetuação no mercado diante de inúmeros concorrentes (MINTZBERG; QUIN, 2001, p.20).
Diante das constantes mudanças e do compromisso de conquistar e reter clientes satisfeitos, as organizações bem sucedidas devem estar sempre prontas a se adaptar a mercados em contínua mudança. O PE cumpre exatamente esta função, pois busca manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos enquanto mantém um compromisso com o lucro, o crescimento e a missão organizacional.
E se tratando de estratégia percebe-se que Costa et al. (2001, p. 283) permanecem com a mesma idéia de outros autores (OLIVEIRA, 2004; MINTZBERG; QUINN, 2001) que a estratégia é um processo, para avaliar as oportunidades ambientais externas, assim como as capacidades e os recursos internos, a fim de se decidirem sobre metas e sobre um conjunto de planos de ação. Costa (2001) acrescenta que os gerentes usam uma projeção de três a cinco anos para fazerem a avaliação das oportunidades. E destaca dois aspectos de estratégias de negócios: suas metas estratégicas; e a forma escolhida para competir, realizar as metas, ou seja, obter vantagem competitiva. E uma vantagem competitiva requerer mudança
...