Estrutura De Mercado
Trabalho Universitário: Estrutura De Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lineao • 4/9/2014 • 591 Palavras (3 Páginas) • 491 Visualizações
1 ESTRUTURAS DE MERCADO
1.1 O Que é Mercado?
“O mercado, num sistema econômico, é formado pelas pessoas que querem comprar e pelas que querem vender bens e serviços, ou seja, os consumidores e os empresários” (Roberto Leite, 1993).
1.2 Classificação Do Mercado
Os mercados são classificados de acordo com dois critérios: o primeiro se refere à importância da empresa no mercado operante e o segundo ao fato de os produtos vendidos neste mercado serem homogêneos ou não. Seguindo este raciocínio, os mercados foram classificados em quatro tipos:
• Concorrência pura ou perfeita;
• Monopólio puro;
• Oligopólio;
• Concorrência monopolística.
1.3 Concorrência Pura ou Perfeita
A concorrência pura ou perfeita é um tipo de mercado que exige um número bem grande de empresas vendendo o mesmo produto, sendo este idêntico em todas as empresas, tornando impossível identificar sua origem pelos consumidores. Nesta classificação, o produto oferecido é homogêneo, o bem produzido por uma empresa é igual ao bem produzido pela outra empresa, não sendo possível ao consumidor identificar em qual empresa ele foi produzido, fato este também sem importância ao consumidor.
Tomamos como exemplo os produtos agrícolas nesta estrutura de mercado. Ao consumir uma laranja, não sabemos em qual fazenda ela foi produzida, e nem nos importamos com tal fato.
1.4 Monopólio Puro
O monopólio puro é um tipo extremo de mercado, apenas uma empresa vende um produto para o qual não existem substitutos bem qualificados. A importância desta empresa é absoluta, o produto por ela fabricado caso deixasse se existir, traria a extinção do mercado; não haveria outra empresa que ofertasse esse produto.
Encontramos o monopólio puro apenas no setor público, pois no setor privado é impossível impedir a entrada de outra empresa que oferte um produto igual ou similar ao seu no mercado.
O abastecimento de água em uma cidade, por exemplo, está a cargo do governo estadual ou municipal, sendo esta companhia a única naquele mercado, não havendo nenhum substituto próximo satisfatório.
1.5 Oligopólio
O oligopólio é um regime de mercado intermediário entre a concorrência pura e o monopólio puro. No oligopólio, temos um número de produtores pequeno o suficiente para que cada empresa seja importante, de modo que as ações de uma afetam as demais e os preços dos bens por elas produzidos. Além disso, esses bens, apesar de perfeitamente substituíveis entre si, são diferenciados, permitindo que o consumidor saiba exatamente qual empresa produziu determinado produto.
O que caracteriza à primeira vista este mercado é a marca do produto. Podemos citar desde bens de consumo duráveis como os eletrodomésticos, até os bens de consumo não duráveis, como produtos de limpeza e de higiene pessoal. Um consumidor ao realizar a compra de uma geladeira, sabe identificar sua origem
...