Estruturas De Mercado
Pesquisas Acadêmicas: Estruturas De Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: politubominas • 29/4/2014 • 1.414 Palavras (6 Páginas) • 379 Visualizações
1- Descreva acerca das seis hipóteses básicas do Monopólio, segundo a escola Neoclássica.
Produto homogêneo: Não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes nessa estrutura de mercado. Ou seja, as características dos produtos e dos serviços associados com a sua venda são as mesmas para todas as empresas.
Grande número de empresas: Nesta estrutura de mercado ocorre a presença de um grande número de empresas. Estas empresas podem ser grandes, mas não podem ter poder de mercado. Cada uma oferta uma pequena parte da quantidade total vendida no mercado. E, nenhum comprador neste mercado
pode concentrar uma parte significativa da demanda total do mercado, ou seja, não há poder monopsônico.
Nestas condições produto homogêneo e ausência de poder de mercado, cada uma das empresas é tomadora de preços. Sua curva demanda é infinitamente elástica e cada empresa pode vender qualquer quantidade de produto ao preço do mercado. A curva de demanda de mercado da empresa individual é também a sua cura de receita média e de receita marginal.
Livre entrada e saída de empresas:Não existem barreiras à entrada ou à saída de empresas da indústria ou mercado. Caso existissem barreiras ao livre movimento das empresas, o número de empresas diminuiria e cada uma delas poderia adquirir poder para afetar o preço de mercado. Esta hipótese completa a anterior, referente ao grande número de empresas na indústria.
Maximização de lucros: o objetivo das empresas é a maximização do lucro seja a curto ou a longo prazo. O lucro nesta concepção é a remuneração do capital investido na empresa acima da taxa normal de mercado, dado pelo custo de oportunidade do investimento e a remuneração para a função de risco do empresário.
Vimos que o lucro é definido como a diferença entre a receita total (RT) e o custo total (CT). Se a RT for igual ao CT, (RT = CT) o lucro é nulo. Nesta situação a taxa normal de lucro está sendo obtida, uma vez que os custos de oportunidade do capital estão incluídos nos itens de custos das empresas.
Se o lucro for positivo, isto é, RT > CT, a empresa terá lucros extraordinários ou
renda econômica. Nesta situação haverá entradas de empresas no mercado, até o ponto em que o lucro volte a ser nulo (RT = CT).
Como o mercado em concorrência perfeita é tido como transparente, se existirem lucros extraordinários, isto atrairá novas firmas para o mercado, pois também não há barreiras ao acesso. Com o aumento da oferta de mercado (devido ao aumento do número de empresas), os preços de mercado tenderão a cair e conseqüentemente os lucros extras até chegar-se a uma situação em que só existirão lucros normais, cessando o ingresso de novas empresas neste mercado. Portanto no longo prazo não existem lucros extras.
Livre circulação da informação: todos os compradores e vendedores possuem perfeito conhecimento das condições do mercado. Esse pleno conhecimento se refere às condições correntes e futuras de produção, sendo que a informação é livre e sem custo para os agentes desse mercado.
Perfeita mobilidade dos fatores: os fatores de produção são livres para se moverem de uma empresa para outra por toda a economia. Do mesmo modo
os trabalhadores estão livres para trocarem de trabalho. As matérias primas e outros fatores de produção não são monopolizados por nenhuma empresa, e a força de trabalho não é sindicalizada. Existe competição perfeita em todos os mercados de fatores de produção.
2- Quais são as principais causas do monopólio segundo a economia Neoclássica.
Os modelos de concorrência monopolística combinam elementos de situações de monopólio e de concorrência perfeita. Assim como no monopólio, nesta estrutura de mercado as empresas não são consideradas tomadoras de preços, indicando certo poder
de monopólio.
Por outro lado, as empresas em questão estão sujeitas à concorrência de empresas que oferecem produtos diferenciados, mas substitutos próximos. Como a entrada também é livre nesse modelo, o resultado é um lucro econômico nulo.
3- Qual é a demanda e a oferta de uma empresa que atua no monopólio?
Em uma indústria existe livre entrada;
Muitos vendedores: há muitas empresas concorrendo pelo mesmo grupo de consumidores.Diferenciação de produtos: cada empresa produz uma mercadoria que é, pelo menos, ligeiramente diferente daquela vendida por outras empresas.
As empresas se deparam com uma curva de demanda negativamente inclinada, portanto, tem certo poder para influenciar preços no mercado;
Se as empresas entram na indústria toda vez que houver lucros positivos, cada empresa estará em equilíbrio no longo prazo, como em concorrência perfeita, ou seja, lucro zero.
A curva de demanda residual da empresa e, a partir dela, sua curva de RMg depende da quantidade produzida por cada um dos seus companheiros e, não apenas, da quantidade total produzida no mercado.
A maximização de lucros ocorre, também, no ponto em que a RMg se iguala ao CMg.
A concorrência monopolista, tal como o oligopólio – em que veremos ainda nesta unidade é uma estrutura de mercado que se situas entre as estrutura de extremos
(monopólio e concorrência pura). Mas, oligopólio e concorrência monopolística são bastante diferentes. É uma estrutura de mercado na qual existe um número elevado de empresas,
porém caracterizado por empresas que possuem produtos diferenciados, embora
substitutos próximos. Por exemplo, diferentes marcas de cigarro, de sabonete, de refrigerantes, etc.
4- Aponte as características básicas do Oligopólio e cite três exemplos de empresas oligopolistas.
Ele caracteriza se principalmente:Pela existência de reduzido número de produtores e vendedores fabricando bens que são substitutos próximos entre si. Isto é, esses produtos têm alta elasticidade cruzada.
A noção fundamental subjacente ao oligopólio é a interdependência econômica. Se todos os produtores são importantes, ou possuem uma faixa significativa do mercado, as decisões sobre o preço e a produção de equilíbrio são interdependentes, porque a decisão de um vendedor influi no comportamento
...