Estruturas De Mercado
Pesquisas Acadêmicas: Estruturas De Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ilcc • 1/9/2014 • 918 Palavras (4 Páginas) • 279 Visualizações
1) Conceitue estruturas de mercado e dê exemplos da realidade campo-grandense.
As Estruturas de Mercado são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda. No mercado de bens e serviços, as formas de mercado, são as seguintes:
• Concorrência perfeita: número infinito de firmas, produto homogêneo, e não existem barreiras à entrada de firmas. Em Campo Grande como modelo ideal temos, por exemplo, a CONAB-MS(Companhia Nacional de Abastecimento) que comercializa cereais e grãos; e temos o CEASA(Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), que possui modelo de mercado típico dado um grande número de empresas que concorrem muito próximo com produtos homogêneos; este comercializa ovos, frutas, verduras e legumes.
• Monopólio: uma única empresa, produto sem substitutos próximos, com barreiras à entrada de novas firmas. Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente. No monopólio não existe curva de oferta, pois não há uma relação definida entre preço e quantidade. Nesse caso, ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto. O Consórcio Guaicurus congrega as quatro empresas que operam o sistema de transporte coletivo urbano de passageiros na capital sul-matogrossense. Outro bom exemplo seria a empresa CG SOLURB Soluções Ambientais, responsável pela gestão de Limpeza Urbana e o Manejo de Resíduos Sólidos do Município de Campo Grande.
• Concorrência monopolística: é uma forma de concorrência intermediária e corresponde a uma situação em que existem numerosas empresas no mercado, mas que oferecem produtos ou serviços não totalmente homogéneos e, por isso, não totalmente substituíveis. Um exemplo em Campo Grande é a empresa de alimentos, Safari Hamburgueria, apresentando parte de seu cardápio comum ao de todas as lanchonetes com hambúrgueres de carne bovina e frango, porém com um diferencial, tendo além dos pedidos tradicionais, iscas de carne de jacaré e carne de avestruz.
• Oligopólio: é o regime de mercado em que um pequeno número de vendedores detém a totalidade da oferta de mercado e oferece determinado serviço a um grande número de compradores. É um grupo formado por poucas empresas de grande porte que são os únicos fornecedores de um produto, serviço ou matéria-prima. É uma estrutura de mercado caracterizada por poucos produtores, neste modelo, não existe incentivo para competição nos preços. Uma empresa tende a seguir o comportamento da outra, muitas vezes utilizando o cartel, como foi constatada e denunciada a ocorrência dessa infração pelo vereador Zeca do PT, no setor de prestação de serviços de táxis na capital, fiscalizado pela empresa Agetran.
Estrutura do mercado de fatores de produção
Mão-de-obra, capital e a terra são algumas das características desse mercado. Este depende da demanda de insumos pelos setores de bens e serviços, a demanda deriva desses fatores.
• Concorrência perfeita no mercado de fatores de produção: mercado onde existe uma oferta imensa do fator de produção, por exemplo: a mão-de-obra não especializada, o que torna o valor desse fator constante. Os fornecedores (ofertantes), como são em grande número, não têm condições de obter preços mais elevados por seus serviços.
• Monopsônio: é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. A empresa que se instala em uma determinada cidade do interior, sendo única, torna-se exclusiva na demanda de mão-de-obra local e as cidades próximas, tendo para si a totalidade da oferta de mão-de-obra.
• Oligopsônio: mercado onde existem poucos compradores que dominam o mercado
...