Estudo De Caso Via Forma
Ensaios: Estudo De Caso Via Forma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alves669 • 16/5/2014 • 1.261 Palavras (6 Páginas) • 1.063 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MARKETING I 4
2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida 4
2.2 MARKETING II 4
2.2.1 Público-alvo de uma academia 4
2.2.5 PERECIBILIDADE dos Serviços 6
2.3.1 Qual a importância da pesquisa realizada pela academia? E poderia ter feito diferente? 6
2.4.1 Principais situações de conflito vivenciadas pelos sócios da academia 7
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como principal objetivo uma análise do Estudo de Caso proposto no texto Academia Via Forma: Quando o crescimento deve ser repensado, tendo por base a interdisciplinaridade do que foi visto ao longo do semestre de estudo.
Essa análise parte da situação ao qual a empresa se encontrava e o que se tornou apos muitos altos e baixos, e qual deveriam ser as decisões tomadas ao inicio de sua caminhada.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MARKETING I
2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida
Retenção e fidelização, a satisfação para com o cliente é a sensação do prazer obtida em função de expectativas e desempenhos percebidos, necessário oferecer melhorias e cumpri-las e depois oferecer mais do que prometeu, cliente satisfeito volta sempre e ainda conta para os outros que foi bem recepcionado. Nenhum cliente é fiel para sempre, a fidelidade para a empresa é financeira já para as pessoas é emocional, cliente fiel tende a consumir mais, reclama, acha-se dono da empresa, acredita na marca. Para fidelizar é necessário aumentar a taxa de retenção de clientes, ofertar mais modalidades fazendo com que isto o cliente passe mais tempo na academia e gastando mais, acarretando um bom aumento no negócio.
2.2 MARKETING II
2.2.1 Público-alvo de uma academia
Segundo pesquisa feita na academia Corpo Ativo situada na cidade de Uruguaiana/RS, existem vários tipos de públicos-alvo com uma faixa etária de 15-60 anos. Os grupos são divididos da seguinte maneira: os que praticam as modalidades ofertadas no local, pois realmente gostam de pratica-la, alguns porque necessitam do exercício físico para garantir um bom desempenho, no caso atletas, tem o público que precisa controlar o peso corporal, outros que praticam exercícios para a recuperação de alguma parte física afetada (movimentos do joelho em função de cirurgias), junto com estes têm o publico que vem através de orientação medica (pressão arterial, diabetes) e por fim, mas não menos importantes àquelas pessoas que vem para a academia para relacionar-se e fazer novas amizades.
2.2.2 Definição de “SERVIÇO”
Desempenho de funções obrigatórias, emprego, trabalho, produto da atividade do homem destinado á satisfação de necessidades humanas, mas que não apresenta o aspecto de um bem material. O marketing de serviços pode ser definido como o conjunto de atividades que objetivam a analise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a obter e servir a demanda por produtos e serviços de forma adequada, atendendo desejos e necessidades dos consumidores e ou usuários com satisfação, qualidade e lucratividades.
O serviço é um desempenho transformador, intangível em essência, mesmo quando ligado a um produto físico. Este também precisa ser entendido por suas características: inseparabilidade, variabilidade, intangibilidade e perecibilidade.
2.2.3 INSEPARABILIDADE dos Serviços
Essa característica aponta que todo o serviço tem um momento em que sua produção e consumo são simultâneos, inseparáveis. Devido a isso, os clientes podem não somente querer um determinado tipo de serviço, como desejar que ele fosse prestado por uma pessoa. O prestado de serviços é a empresa, que presta o serviço diante do cliente, sendo assim será julgado por tudo o que fizer ou deixar de fazer, se alguém errar, pode não ter uma segunda chance, pois a empresa não terá sido capaz de entregar aquilo que o cliente queria no momento em que precisava.
2.2.4 INTANGIBILIDADE dos Serviços
O serviço é intangível, não é palpável, contudo é preciso destacar que embora seja essencialmente intangível, todo o serviço possui diversos elementos tangíveis, palpáveis e perceptíveis. Os elementos tangíveis são com evidencias, pistas, sugestões do serviço e de como ele deve ser.
Uma das técnicas de marketing de serviços é tangibilizar o serviço, tornando o invisível em visível, evidenciando aquilo que o serviço promete. Todo serviço é a compra da promessa, temos que acreditar nele e pagar pra ver.
2.2.5 PERECIBILIDADE dos Serviços
Serviços são perecíveis, não podendo ser estocados, são temporais, prestados num tempo e local precisos, se um serviço não for usado quando oferecido, não pode ser mais utilizado. O maior problema é como administrar a demanda de um serviço, pois sempre haverá um alto custo fixo que a empresa precisa vender no ponto de equilíbrio.
2.2.6 Cuidados com relação ao serviço prestado em academia
Os cuidados iniciam-se por uma equipe de profissionais capacitados e habilitados, equipamentos de boa qualidade, segurança, higiene e limpeza das salas e materiais. Um atendimento diferenciado tornando o local receptivo
...