Evolução Da Administração
Trabalho Universitário: Evolução Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heriza • 21/9/2013 • 633 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA
ADMINISTRAÇÃO 1º SEM / CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2º SEM
ANDRÉA PAULINO - RA 74196333777
CARINA VENTURINI DA SILVA - RA 7419629880
ELISÂNGELA SILVA NONATO - RA6814003666
ERISLENE GOMES DE ANDRADE - RA 6814013736
FABIANA SANTOS CAVALCANTE - RA 6814003670
JÉSSICA BRAGA DOS SANTOS - RA 6814014887
TEILA MARCHELLO LUCAS SELA - RA 7474683307
CRITICA AO ARTIGO:
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO NO BRASIL
PROFº ALEXANDRE MACEDÔNIA
INDAIATUBA, 26 DE AGOSTO DE 2013
A evolução da Administração dividiu-se em três fases durante o século XX. Na primeira, a forma de administração das empresas se desenvolveu lentamente. Elas buscavam a conquista de mercado, porém não possuíam conhecimento e gerenciamento adequado.
A partir daí, denominou-se a Escola Clássica que foi constituída pela cronometragem do tempo enfatizada por F. M. Taylor, a divisão de trabalho formando a linha de montagem e produção em massa sendo aplicada por Henry Ford, as atividades de planejamento de Henri Fayol, e a burocratização de Max Weber.
Nas décadas seguintes, pessoas recém-formadas com conhecimento técnico gerenciavam e exerciam as suas profissões somente com o foco na área de produção, porém possuíam vago conhecimento administrativo, e o mesmo era somente utilizado pelas grandes empresas que possuíam um forte poder econômico, as grandes transnacionais.
Com o desenvolvimento das empresas aumentou a concorrência, todas queriam conquistar o mercado e adquirir equipamentos, sendo à época de inserção da tecnologia no mercado. Os produtos eram produzidos sem levar em consideração o preço de custo, venda e qualidade. Foi o início de uma nova era desenvolvendo assim, a necessidade de aperfeiçoamento na área da administração da produção, a eficácia dos fornecedores.
Focalizaram a atenção na melhora da qualidade, nos equipamentos adquiridos, e foi então que surgiu a idéia de treinamento, palestra e meio de comunicação, flexibilidade e relacionamento entre dirigentes e colaboradores, controle de custos e de estoque. Aperfeiçoou a área das relações humanas, muito relevante na época. Criaram as atividades de recrutamento e seleção, segurança e higiene, ou seja, condições de trabalho humanizado. As empresas tornaram-se organizadas, estabelecendo manuais (regras).
Na terceira fase já enfatizava a desburocratização, pois as mesmas ficaram muito ligadas às regras, papéis, mas também se definiu atividades de cada setor. A administração já bem desenvolvida passa a usar o controle de custo e de estoque. Nesta etapa, administradores brasileiros notaram uma inovação dos japoneses, a participação dos operários em pequenos grupos para a solução de problemas de qualidade e produtividade.
Começaram
...