FUNDAMENTOS DE MARKETING
Tese: FUNDAMENTOS DE MARKETING. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SidineiaCamargo • 24/9/2013 • Tese • 786 Palavras (4 Páginas) • 1.078 Visualizações
1. FUNDAMENTOS DE MARKETING
Segundo Drucker (1991, p.123), “marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função em separado. Marketing é o negócio visto do ponto de vista do seu resultado final, ou seja, do ponto de vista do cliente. O sucesso nos negócios não é determinado pelo produtor, mas pelo consumidor”.
Marketing palavra em inglês derivada de Market, que significa mercado. Ele pode assumir várias formas e o foco principal de suas organizações é o cliente, conhecendo mais a fundo seus anseios, desenvolvendo produtos e serviços que atendam suas necessidades.
“(...) processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Kotler (2000, p.30).
Fato é que as empresas de sucesso conduzem as suas atividades com orientações oportunas em suas estratégias de marketing e quando tem uma orientação na vida, fica mais fácil escolher um caminho para seguir.
Quando um cliente compra um produto, ele está respondendo a um processo de marketing. Pois esse produto supriu suas necessidades, além de ter sido promovido de maneira eficaz.
Basicamente, são quatro as orientações sobre as quais a empresa atua no mercado.
Produção, Produto, Vendas, Marketing e Valor.
2. Orientação para Produção:
Baseia- se no mais antigo conceito utilizado proveniente e impulsionado pela Revolução industrial, onde a economia deixou de ter uma base artesanal e manufatureira para se firmar na produção industrial e mecanizada, para desenvolvimento de produtos e serviços que atendam as necessidades comerciais produtos fáceis de encontrar e de baixo custo. Contudo essas empresas correm um imenso risco de não satisfazerem as necessidades de seus clientes .
Um exemplo Samsung uma empresas de alta tecnologia, que mira liderança no mercado global sendo pioneira em produção em massa.
3. Orientação para Produto:
Essa orientação baseia-se em qualidade, desempenho e benefícios com características inovadoras esforça-se acrescentando novas funcionalidades ainda não existentes, utilizando materiais de maior qualidade e mudando o próprio design do produto a ser comercializado.
Exemplo disso a Apple que inova sempre com iphone e ipad e toda sua linha de produtos com alta qualidade.
“(...) Os gerentes em organizações que seguem essa linha se concentram em fabricar produtos de qualidade e em aperfeiçoá-los com o tempo. Eles presumem que os compradores admiram produtos bem-feitos e que podem avaliar qualidade e desempenho.” (KOTLER, 2000, p.39)
4. Orientação para Vendas :
O propósito é vender o produto, acreditam que o mercado só compra muitos produtos. Assim sendo, elas investem muito em promoções e numa excelente força de vendas, com o intuito de incentivar o mercado a comprar.
Esta estratégia é também usada, quando uma empresa possui uma grande quantidade de produtos em estoque com prazos de validade prestes a expirar. Nesta situação a orientação para vendas pode facilmente colocar o estoque em promoção e dar saída aos produtos.
Exemplo Wal-Mart e grandes hipermercados que oferecem promoções e grandes descontos .
“(...) A maioria das empresas pratica a orientação de vendas quando tem excesso de capacidade. Seu objetivo é vender aquilo que fabrica, em vez de fabricar aquilo que o mercado quer.
...