Fatores De Produção E Teoria Da Firma Nas Indústrias Petrolíferas
Pesquisas Acadêmicas: Fatores De Produção E Teoria Da Firma Nas Indústrias Petrolíferas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinecilene • 19/5/2013 • 303 Palavras (2 Páginas) • 688 Visualizações
Fatores de Produção e Teoria da Firma nas Indústrias Petrolíferas
Entende-se como "fator de produção" todo o conjunto de bens e serviços necessários transformáveis em produção; da mesma forma, entende-se como "teoria da firma" o estudo comportamental da unidade do setor de produção, que visa explicar a procedência de uma empresa (firma), quando esta desenvolve atividades produtivas.
Nas indústrias petrolíferas, os fatores de produção classificam-se em duas etapas: a) fator de produção primário: fatores naturais que existem independentemente da realização de um processo produtivo anteriormente (ex.: presença de hidrocarbonetos - neste caso, petróleo - nas rochas geradora); b) fator de produção secundário: fatores de produção que precisam da realização de um processo produtivo para criá-los (ex.:máquinas utilizadas para realizar a prospecção e a sucção do óleo, bem como a existência da refinaria - unidade responsável pelo refino e processamento dos hidrocarbonetos, que gera os derivados, ou seja, o "produto" do petróleo.
A teoria da firma trata de produção, dos custos e dos rendimentos da empresa (firma). Nas indústrias petrolíferas, é necessário que haja uma observação quanto às tomadas de decisões, fazendo-se necessário obter informações acerca do comportamento da empresa em relação a como se deve produzir, onde deve produzir e qual a quantidade ideal deve produzir, afim de organizar a fase de produção, visando minimizar custos de transação (procura e oferta desses bens), bem como maximizar lucros, através de um direcionamento do seu processo produtivo para o emprego eficiente dos seus recursos.
Diante desse contexto, pode-se inferir que as empresas petrolíferas utilizam-se da teoria da firma para analisar seu comportamento durante seu processo de fabricação. Ou seja, as indústrias petrolíferas, por intermédio da teoria da firma, buscam identificar a combinação mais eficaz dos insumos advindos do seu fator produtivo, relacionando os custos de produção na obtenção de determinado volume e ou resultado da mesma.
...