Fracasso De Pequenas E Micros Empresas
Trabalho Escolar: Fracasso De Pequenas E Micros Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gustavinho_gs • 25/3/2015 • 380 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
O fator principal que leva uma empresa a fechar as portas é o empreendedor não saber administrar os seus negócios. Tem que ser feito todo um planejamento para que ele possa administrar a sua empresa controlar os gastos, ter o controle das finanças saber o quanto entrou o quanto saiu e qual foi o lucro.
Segundo última pesquisa do Sebrae-SP sobre mortalidade dos negócios, 27% das empresas paulistas fecham as portas com menos de um ano de atividade e apenas 42% das empresas sobrevivem após cinco anos de atividades. Dentre os motivos alegados pelos empresários para o fechamento do negócio destacam-se a falta de clientes (18%), a falta de capital (10%), os problemas de planejamento e administração (10%), a perda do cliente único (9%), problemas com sócios (8%), custos elevados (7%), problemas particulares (7%) e falta de lucro (7%). No entanto, conforme especialistas, todos esses problemas decorrem da falta de planejamento e de conhecimento sobre o próprio empreendimento.
Podemos também destacar outros fatores que podem levar ao fracasso da Empresa :
• Confundir gastos pessoais com gastos da empresa.
• A falta de um plano de negócios compatível à realidade do mercado.
• Estabelecer prazos de venda sem levar em conta o capital de giro, pois tem que ser feita uma analise do capital.
• Remuneração dos sócios incompatível com a situação financeira da empresa.
• Excessiva carga tributária. Em alguns casos, os tributos consomem mais da metade de todo o faturamento das empresas, afetando de maneira intensa a capacidade dessas empresas de honrarem suas obrigações. Essa fome de impostos, taxas e toda sorte de contribuições devora a liquidez das empresas, pois são obrigações que devem ser pagas no vencimento e à vista, sob pena de, não o fazendo, sujeitar os empresários a pesadas multas, que passam de 50 % do valor principal dos tributos.
• Regularidade da Empresa. Se a empresa não consegue sua regularidade burocrática, não consegue ter acesso às melhores linhas de crédito do mercado nos bancos oficiais, como BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, restando, apenas, empréstimos caros, com taxas de juros impagáveis e prazos cruéis.
Quase todas as definições de empreendedorismo convergem para um tipo de comportamento que abrangem: tomar iniciativa, organizar e reorganizar mecanismos a fim de aproveitar oportunidades de negócios e aceitar o risco ou fracasso inerentes a atitudes tomadas em prol de aproveitar tais oportunidades.
...