GESTÃO NO FUTEBOL A GRANDE INTERFERÊNCIA ADMINISTRATIVA NO FUTEBOL
Por: Samuel Alves Dias • 1/5/2018 • Trabalho acadêmico • 6.461 Palavras (26 Páginas) • 167 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4][pic 5]
[pic 6]
Betim 2017[pic 7]
LEONARDO PEREIRA SETE DE OLIVEIRA
GESTÃO NO FUTEBOL - A GRANDE INTERFERÊNCIA ADMINISTRATIVA NO FUTEBOL
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Educação Física, da Instituição de ensino superior: Faculdade Pitágoras – Campus Betim MG, como requisito parcial para aprovação no da disciplina de TCC.
[pic 8]
Betim
2017[pic 9]
LEONARDO PEREIRA SETE DE OLIVEIRA
GESTÃO NO FUTEBOL - A GRANDE INTERFERÊNCIA ADMINISTRATIVA NO FUTEBOL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pitágoras, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Bacharel em Educação Física
BANCA EXAMINADORA
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Betim, 20 de novembro de 2017.
[pic 10]
[pic 11]
AGRADECIMENTOS
Primeiramente eu louvo e agradeço a Deus por tudo que ele tem feito em minha vida e por ter me honrado com mais esta Vitória! Quero agradecer a todos que me apoiaram me motivaram e acreditaram em mim. Pois a batalha não foi fácil mas hoje posso falar eu venci, quando alguns ria e me diminuía Deus mandava alguém para me fortalecer e nas minhas fraquezas me fez forte. Quero agradecer minha família: Luciene minha mãe e Ludmila e Maria Luiza minha irmãs que sempre tiveram paciência comigo, aos amigos que me acompanharam sofreram e vibraram comigo.
A toda Renovação Carismática Católica que pelo Batismo no Espírito Santo me levou a mais perto de Deus aonde conheci pessoas maravilhosas que sempre rezaram por mim e aqui coloco a minha homenagem a eles: Luís Carlos, Marcos Rodrigues Coordenadores das Foranias em Betim, aos núcleos e ministérios das ForaniasN.Sra da Conceição e N. Sra do Carmo, ao Samuel Dias, Coordenador da Forania São Gonçalo, e ao Daniel Pio Coordenador Arquidiocesano.
A todo ministério de comunicação social pela RCC no Estado na pessoa da Deisele, na Arquidiocese nas pessoas que viraram grandes amigas minha: Miriana,Larissa,Wagner,Mônica, Sheister, na Região meu querido amigo Leandro e Foranias amigos pra sempre com Bruno, Kléber, Nathália, Joseph e Gislaine que fizeram aprender como étão belo servir e Deus e como Ele honra quem serve a Deus e claro meus fiéis escudeiros que nunca eu terei conseguido nada se Deus não tivesse colocado eles na minha vida: Taffarel e Luiz Pereira dois irmãos de caminhada. Agradeçoaos Mestres que me instruíram em toda minha formação me levando a cada vez mais a amar nossa graduação. E aos colegas de turma que nestes anos sofreram e venceram juntos comigo. Hoje saímos daqui vencedores. E prometo a Deus como Ele me pede na Primeira carta a Timóteo capítulo 4, versículos de 14 a 16: " Não se descuide do dom da graça que está em você, e que lhe foi dado por indicação profética, com a imposição das mãos do presbítero. Cuide bem dessas coisas e dedique-se a elas, para que seu progresso seja visível q todos. Vigie sobre si mesmo e sobre a doutrina. Persevere nessas coisas,porque fazendo assim, você salvará a si mesmo e a seus ouvintes."
E pronto a Deus e a todos eu cuidarei desse dom que Ele me deu ser agora um Profissional de Educação Física.[pic 12]
OLIVEIRA SETE PEREIRA, LEONARDO. Gestão no futebol: A Grande interferência Administrativa no Futebol. 2017. Número total de 30 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física – Faculdade Pitágoras, Betim, 2017.
RESUMO
A Gestão no Futebol, nos tempos de hoje, tem passado por grandes e significativas influencias administrativas quanto ao crescimento de ações de marketing por parte dos clubes de futebol, nacionais e internacionais. Portanto esta pesquisa tem como foco principal o Marketing no Futebol e sua Estruturação identificando os Procedimentos Organizacionais Utilizados por grandes Clubes de Futebol, discutindo a Gestão Esportiva no âmbito do Futebol.
Que o atual crescimento do marketing no segmento esportivo mais especificamente no futebol é um fato concreto e notório, isso não há duvidas, mas os clubes estão devidamente estruturados e qualificados para criar projetos de marketing? Este questionamento será analisado através desta pesquisa. A metodologia que foi empregada no desenvolvimento desta pesquisa tem como fundamento um estudo descritivo de caráter qualitativo.
Para a obtenção dos dados ou informações utilizadas como parâmetros para pesquisa realizou-se averiguações bibliográficas e entrevistas, onde o instrumento identifica-se em um Guia para Entrevista, previamente estruturado e a amostra refere-se aos representantes do Departamento de Marketing dos principais clubes de futebol.
Os resultados sugerem que as atribuições dos gestores esportivos, e no caso do marketing isso não se distingue, são evidenciados pelos seguintes itens: Planejamento, Administração, Organização, Execução e Controle. Conclui-se que o Departamento de Marketing e a Profissionalização da Gestão são extremamente relevantes para os clubes de futebol e podem contribuir consideravelmente para estabilização financeira, assim como, para a afirmação da marca e fidelização de torcedores.
Palavras-Chave: Gestão no Futebol e Interferência Administrativa[pic 13]
OLIVEIRA SETE PEREIRA, LEONARDO. Gestão no futebol: A Grande interferência Administrativa no Futebol. 2017. Número total de 30 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física– Faculdade Pitágoras, Betim, 2017.
ABSTRACT
Management in Football, today, has undergone great and significant administrative influences on the growth of marketing actions by national and international football clubs. Therefore this research has as main focus the Marketing in Football and its Structuring identifying the Organizational Procedures used by great Football Clubs, discussing Sports Management in the ambit of Football.
...