Gerenciamento de inventário
Seminário: Gerenciamento de inventário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elianelilokika • 5/11/2014 • Seminário • 342 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
GESTÃO DE ESTOQUES
A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas, assim como na vida cotidiana das pessoas. Desde o início da sua história que a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos.
No meio empresarial, se por um lado o excesso de estoques representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro lado níveis baixos de estoque podem originar perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos. Regra geral, não é tarefa fácil encontrar o ponto ótimo neste Trade-off. O alastrar do numero de SKU's (Stock Keeping Units), o aumento da diferenciação de produtos, assim como da competição global, têm dificultado ainda mais essa tarefa.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES
De modo a avaliar os estoques, podemos citar dois critérios usualmente utilizados, sendo eles:
• PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair);
• UEPS (último a entrar, primeiro a sair);
PEPS
Este critério, também conhecido como FIFO (first-in, first-out) apura que os primeiros artigos que entrarem no estoque, vão ser aqueles que vão sair em primeiro lugar, deste modo o custo da matéria-prima deve ser considerado pelo valor de compra desses primeiros artigos.
Nesta maneira de agir, o estoque apresenta uma relação bastante expressiva com o custo de reposição, sendo esse estoque representado pelos preços pagos recentemente. Obviamente, adaptar este método, faz com que o efeito da oscilação dos preços sobre os resultados seja expressivo, as saídas são confrontadas com os custos mais antigos, sendo esta uma das principais razões pelas quais alguns se mostram contrários a este método.
VANTAGENS DO MÉTODO PEPS
As vantagens de utilização deste método, são:
O movimento estabelecido para os materiais, de forma ordenada e contínua, simboliza uma condição necessária para um perfeito controlo dos materiais, principalmente quando os mesmos estão sujeitos a mudança de qualidade, decomposição, deterioração, etc.;
O resultado conseguido reflete o custo real dos artigos específicos utilizados nas saídas;
Os artigos utilizados são retirados do estoque e a baixa dos mesmos é dada de uma maneira sistemática e lógica.
...