Gestão humana e mudança organizacional
Projeto de pesquisa: Gestão humana e mudança organizacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dinamark • 17/3/2014 • Projeto de pesquisa • 2.557 Palavras (11 Páginas) • 242 Visualizações
CAMPINAS – 2012
Índice
1 Introdução 3
2 Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais 4
3 Relatório filmes: Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas 7
4 Questionário diretivo 8
5 Relatório do histórico da empresa 9
6 Bibliografia 10
Introdução
O conceito de Gestão de Pessoas é a formação ou agrupamento de pessoas, gente, seres humanos em uma determinada organização.
Na realidade podemos confirmar que as organizações são formadas por grupos de pessoas, e que ao citarmos o nome organização logo estaremos falando sobre pessoas.
As pessoas passam a maior parte de suas vidas dentro de uma organização, na verdade nascemos e crescemos dentro dela, somos educados, obtemos experiências e levamos experiências para ela.
Uma complementa a outra, pois sem as pessoas não existirá organização e as pessoas precisam da organização para alcançar seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.
Durante algum tempo as organizações vêm sofrendo várias mudanças e são essas mudanças que dependem do comportamento, das decisões, da cultura, das iniciativas e atitudes de cada membro que a compõem, vários fatores também contribuem para essas mudanças, como fatores tecnológicos, políticos, demográficos, essas mudanças provocam uma série de incertezas nas organizações.
Etapa 1 - Passo 1
Gestão de pessoas e as Mudanças Organizacionais
Gestão de Pessoas è um
processo de reinvenção ou de reestruturação da cultura, que cada vez mais, vem influenciando palas mudanças decorrente de um mercado crescente competitivo usando estratégia e aplicando estrutura organizacional. Assim os gestores precisam aprender a lidar melhor com as mudanças que cada vez mais vem surgindo. Tendo como objetivo colocar parte das práticas tradicionais e inovadoras com as novas tecnologias dentro das organizações. Os gestores têm que está preparado para atuar em novo conceito inovador de gestão de pessoas.
As mudanças estão relacionadas com processo de mudanças ou resistentes de modo geral com conceitos velhos ou ultrapassados. Nesse sentido, a questão e verificar os impactos causados por estas mudanças. O objetivo é analisar o comportamento das pessoas diante destas mudanças. É imprescindível nas organizações à aplicação destas mudanças de acordo com a contingência e situação de cada empresa, podendo ser alterado por um modelo de estrutura organizacional adotada. A área de gestão de pessoas vem passando por mudanças, uma das grandes transformações foi principalmente na relação de pessoas, pois usando métodos para proporcionar a familiarização com grandes problemas, para venhamos construir procedimentos técnicos com clareza para adotar um padrão viável para cada organização em questão. Hoje o profissional de gestão de pessoas busca melhorar cada vez mais o seu setor, buscando dentro das organizações e fora no mercado pessoas capacitadas, claro que procurando capacitar e desenvolver pilares para bom desenvolvimento humano, pois as formas antigas os profissionais
buscavam somente o capital econômico, com as novas diretrizes a valorização passou-se para a valorização do capital humano. Os aspectos fundamentais das mudanças organizacionais foram às pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso.
Com as novas mudanças o profissional de gestão de pessoas passou a ter como objetivo administrar os comportamentos internos potencializando o capital humano passou agregar, aplicar, recompensar, remunerar. Para que esta administração fosse totalmente eficaz nos objetivos foi necessário que as pessoas viessem ser tratadas como fontes de sucesso tornando-as peças fundamentais nas organizações, ou seja, agentes ativos no processo organizacional.
Hoje a gestão de pessoas tem como base seis processos dinâmicos que são: Processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. São conjuntos de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente.
O movimento que diversas empresas cometem e erro de se preocupar com tempo para implantação das mudanças, pois a probabilidade que os estudos cheguem aos objetivos finais o gestor de pessoas precisa ter uma visão holística abordando o sistema da velha tradição empresa onde as inovações tendem a não entrar a divisão de pensamentos, segmentar e separar, pois existem projetos que veem ao longo prazo e outros com menor prazo de evolução, a substituição por uma nova maneira de
organizar a empresa. As maiores chances para grande sucesso esta na ênfase de juntar e não separar os demais segmentos dentro das organizações. O foco não está mais nas tarefas, e sim nos processos que transitam de ponta a ponta. A reestruturação deve ser envolvida a organização como todo focando nas partes mais afetadas e procurando correção as partes que ainda não foram atingidas e não apenas em suas partes, mas destacadas. Este processo de reorganização empresarial sempre provocou a substituição funcional pela rede de equipes desfocadas no processo. O gestor de pessoas tem um papel de gerenciar pessoas e uma responsabilidade de linha observando, identificando, detectando, avaliando novos riscos. O gestor ou líder depende da organização de como e chamado deve descrever e aplicar grandes ações e tarefas e motivando a sua equipe para realização de cumprimento das metas, fazendo a equipe entenderem e tomar medidas corretivas para analisar o marco do aprendizado e assim fazendo a chamada coparticipação entre lideres e subordinados fazendo a perceber que ambos estão trabalhando para uma mesma linha de direção. Por essa razão, existe o principio da unidade de comando, ou seja, cada pessoa deve ter apenas um gestor.
Na área de gestão de pessoas predomina uma forte tendência para a centralização e concentração na prestação
...