Inflação
Artigos Científicos: Inflação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bialins • 13/11/2014 • 303 Palavras (2 Páginas) • 1.020 Visualizações
a) O que é inflação?
Inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços.
b) Quais os principais efeitos da inflação sobre a economia?
Custos gerados pela inflação: A distribuição de renda (concentração de renda);
O Balanço de Pagamentos (desequilíbrio interno e externo);
As expectativas (perda das expectativas);
O mercado de capitais (desestímulo a aplicação);
Ilusão monetária: ocorre principalmente quando a inflação é alta e estável, levando os agentes econômicos a tomarem decisões equivocadas.
c) Aponte e explique uma limitação presente na maioria dos índices de inflação?
Aponte uma limitação presente na maioria dos índices de inflação.
De acordo com a metodologia de cálculo, os índices não levam em consideração as disparidades existentes entre os produtos avaliados, por exemplo, um produto pode custar mais, mas possui maior relação custo-benefício. Os estabelecimentos onde os preços são coletados não são escolhidos aleatoriamente a cada pesquisa. O governo cria um viés deflacionário ao escolher o peso dos bens incluídos na cesta de produtos quando atribui menor peso à produto com alta elasticidade-demanda.
d) Diferencie inflação de oferta e inflação de demanda.
I. Inflação de Demanda: excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. Ocorre principalmente quando a economia estiver em pleno emprego. Abaixo do pleno emprego, um aumento na produção de bens e serviços, pela maior utilização de recursos antes desempregados, não, necessariamente, ocorrerá aumento generalizado de preços.
II. Inflação de OFERTA: O nível de demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos insumos aumentam e são repassados aos preços dos produtos. Está associada, também, ao monopólio e oligopólio (de certas empresas) que conseguem elevar seus lucros acima da elevação dos custos de produção.
e) Explique brevemente o que foi o período de inflação inercial no Brasil.
Provocou a perpetuação das taxas de inflação anteriores, que são sempre repassados aos preços correntes. Essa inflação inercial é decorrente de reajustes no valor das parcelas de contratos pela inflação do período passado.
...