Internacionalização
Casos: Internacionalização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 12111827 • 9/6/2013 • 598 Palavras (3 Páginas) • 638 Visualizações
A internacionalização de uma empresa é um fenômeno amplo, que compreende desde a exportação de produtos e serviços até a produção direta no mercado externo, passando por várias fase intermediárias de comprometimento com os mercados.
Internacionalizar-se, significa integrar-se com os mercados para além dos domínios territoriais. Este integrar-se, inicia-se quando uma empresa decide iniciar suas atividades em outro país, oque pode acontecer de várias formas: via controle total de ativos pela empresa entrante, por meio de parcerias (joint-ventures) com empresas sediadas no país onde deseja ingressar, por meio do incremento do fluxo comercial de bens e serviços em outros países, na importação e exportação de insumos de qualidade internacional, equipamentos e bens de capital com melhores preços, clientes diferenciados, padrões de qualidade e produtos diferenciados! São situações que exigem da empresa uma flexibilidade e dinamismo; aumentando a capacidade de sobrevivência em face a dificuldades impostas pelo ambiente competitivo da atualidade.
Internacionalização portanto implica um processo no qual, diante do qual as empresas são submetidas a um ambiente no qual, pela intensa exposição ao ambiente competitivo, resultam em dois pontos principais: aumento de produtividade e de rentabilidade. Naturalmente, um país que estimule e incentive os seus agentes a trabalhar num ambiente assim, dispõe no longo prazo de inúmeras vantagens macroeconômicas financeiros e estruturais.
Um dos maiores especialistas no tema da globalização, o prof. Rubens Ricupero, analisando a situação brasileira e mundial questiona, diante da inevitabilidade do fenômeno da globalização no mundo atual o dilema se:
1) Será verdade que a inserção radical e plena da economia global promove o verdadeiro desenvolvimento?
2) É correto afirmar que só existe um método para atingir a inserção desejável?
3) É possível globalizar-se sem sacrificar a identidade?
Afinal, vale a pena internacionalizar-se?
Inúmeros estudos sobre o tema demonstra que entre as empresas mais rentáveis e dinâmicas no universo das maiores corporações do mundo, são empresas que arriscaram fortemente no universo dinâmico da economia mundial, não concentrando-se localmente em determinados países ou regiões. Apesar das inúmeras incertezas, o processo de internacionalização demonstrou ser uma necessidade para a sobrevivência estável a longo prazo das empresas não sendo portanto uma mera questão de opurtunidade derivada ao acaso.
Internacionalização, é um tema ligado somente a realidade da grande empresa?
Além do aspecto estatístico, vale ressaltar que, a busca de oportunidades e a identificação das características do mercado internacional não é um fato restrito as grandes empresas e corporações, mas é oportuno e viável também para as pequenas e médias empresas. Com efeito, estas pmes diante da especificidade de atividade poderão ter até melhores chances de vislumbrar oportunidades de negócio concretas e viáveis no curto e médio prazo.
Os passos iniciais
Existems mecanismos
...