Introdução
Seminário: Introdução. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Julioazevedo • 19/5/2013 • Seminário • 592 Palavras (3 Páginas) • 427 Visualizações
O empowerment,hoje ,pode ser considerado uma ferramenta fundamental e inovadora para estudo, parte da idéia de dar às pessoas o poder, liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização mesmos nos setores operacionais em uma organização.Esta se fundamenta em quatro pilares principais;poder ,motivação,desenvolvimento,liderança, esta ferramenta não é fixa, ela pode ir de um nivel baixo até um alto nivel de delegação de poder.
Já o segundo capitulo relata especificamente o empowerment explorando ao maximos todas suas caracteristicas, seu conceito,história ,como funciona a gestão de uma empresa que adota este método,as mudanças no ambiente ,os pontos negativos e positivos ,e a motivação que ela trará para o ambiente profissional.
No primeiro capitulo ,expoem-se a gestão e seus fatores determinantes,estes são:influencia de uma boa gestão ,as caracteristicas que as pessoas precisam ter para se adaptar ao empowerment ,alguns outros tipos de gestões,a importancia do treinamento para uma organizaçao bem definida ,referências e valores dentro de uma empresa
Por fim iremos abordar as considerações finais,expondo a opinião de diversos autores sob a eficacia do método de gestão,empowerment, que v
O mundo vive com a era da globalização, da explosão tecnológica e da virada de século promovendo mudanças que ocasionam profundas transformações na sociedade e principalmente no ambiente organizacional.
A preocupação com competitividade e com a busca constante pela melhoria da qualidade nos processos, nos produtos e nos serviços, torna-se fator preponderante para o sucesso nas organizações.
Assim, acredita-se que todo bom administrador deverá ter em mente, que não basta ter uma boa formação escolar ou profissional sem evolução. O momento é de aprendizado permanente, de busca contínua pela capacitação que facilite criar ou recriar o seu negócio num mundo em que as relações com funcionários e clientes estão cientes destas constantes transformações.
Nesse sentido, esse trabalho expõe uma ferramenta organizacional de suma importância para as organizações, o “Empowerment” que visa transferir o poder da tomada de decisão da gerência para os seus subordinados, porém verifica-se que há certa resistência tanto da gerência em delegar bem como por parte dos subordinados em aceitar as imposições. Deve-se trabalhar com a conscientização e com o comprometimento de toda a equipe de trabalho, gerência e funcionários juntos, buscando os mesmos objetivos, é “Todos por Todos” e não Um por todos e todos por um, conforme dito popular.
Conforme artigo publicado na revista HSM Management de cinco de novembro-dezembro de 1997, os professores da universidade de Toledo, USA Nykodym, Ariss, Simonetti e Plotner (1997) relatam que todas as empresas precisarão se dividir em equipes com Empowerment para sobreviver no próximo século. E ainda ressaltam que os líderes devem deixar de ser os condutores autoritários do passado e converter-se em integrantes das equipes do futuro. Para ele o Empowerment promove confiança, permitindo que as pessoas dêem um passo à frente e lidem com as mais diversas situações com eficiência e sem hesitação ou necessidade de aprovação.
A finalidade básica desse trabalho acadêmico é apresentar
...