Introdução Na Adminstração
Casos: Introdução Na Adminstração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: litosfurtados • 3/4/2014 • 574 Palavras (3 Páginas) • 263 Visualizações
A administração integra e coordena os diferentes recursos utilizado por uma organização (recursos organizacionals), para que possa alconçãr seus objetivos. Recurso organozacionais, Recursos humanos, financeiro, materiais, mecardológicos, técnicos e administrativos.
A Adoministração em Recursos Humanos é uma campo de conheçiemnto de estuda e trata todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente de trabalho, com o objetivo de compreender e melhorar continuamente o principio ativo da organização.
RECUSOS + MISSÃO = RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO
O resultado de um negócio dependem da quantidade e da qualidade dos recursos que a empresa dispõe, assim como da qualidade de seu modelo de gestão.
Missão da ARH
Promover o desenvolvimento das pessoas e das organizações das ciências puras por possuir um caráter prático de aplicação nas organizações.
Um dos princípios filosóficos da Administração diz: "A Verdadeira Administração não visa lucro, visa bem estar social; o lucro é mera consequência ".
A profissão de Administrador é, historicamente, recente e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o Dia do Administrador. A Semana do Administrador instituída pelo Adm. Gaston Schwabacher, é comemorada dos dias 2 a 9 de setembro, onde são homenageados feitos administrativos éticos.
Conceito[editar | editar código-fonte]
Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao profissional da Administração combinar os meios na proporção adequada, sendo, para isso, necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização dispõe de todos os recursos e a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitada. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.10
De acordo com Jucélio Paiva (2011, pág. 12), "Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da Administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos".11
Segundo John W. Riegel, "o êxito do desenvolvimento de Executivos em uma empresa é resultado, em grande parte, da atuação e da capacidade dos seus Gerentes no seu papel de educadores. Cada superior assume este papel quando ele procura orientar e facilitar os esforços dos seus subordinados para se desenvolverem".
Teoria Geral da Administração[editar | editar código-fonte]
Também conhecida como TGA, a Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.12
A Teoria Geral da Administração começou com a "ênfase nas tarefas", na Administração Científica
...