Jarmison Quirino
Artigos Científicos: Jarmison Quirino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: J1A2R3M4 • 17/9/2014 • 3.116 Palavras (13 Páginas) • 223 Visualizações
O Egito (AO 1945: Egipto)nota 1 1 6 7 (em egípcio: Kemet; em copta Ⲭⲏⲙⲓ, transl. Kīmi; em em árabe: مصر, transl. Miṣr, nome oficial: República Árabe do Egito transl. Jumhuriyah Misr al-'Arabiyah8 ) é um país do norte da África que inclui também a península do Sinai, na Ásia, o que o torna um Estado transcontinental. Com uma área de cerca de 1 001 450 km², o Egito limita-se a oeste com a Líbia, a sul com o Sudão e a leste com a Faixa de Gaza e Israel. O litoral norte é banhado pelo mar Mediterrâneo e o litoral oriental pelo Mar Vermelho. A península do Sinai é banhada pelos golfos de Suez e de Acaba. A sua capital é a cidade do Cairo, a maior e mais populosa cidade do país e do continente africano. Os gentílicos para o país são "egípcio", "egipciano" e "egipcíaco" 1 , embora as últimas formas raramente sejam usadas.
Com mais de 85 milhões de habitantes, o Egito é um dos países mais populosos da África e do Oriente Médio, sendo o 15º mais populoso do mundo. A população está concentrada, sobretudo, às margens do rio Nilo, praticamente a única área não desértica do país, com cerca de 40 000 kmª; O da Líbia, a oeste, o Arábico ou Oriental, a leste, ambos parte do Saara, e o do Sinai, são pouco povoados. Cerca de metade da população egípcia vive nos centros urbanos, em especial no Cairo, em Alexandria e nas outras grandes cidades do Delta do Nilo, de maior densidade demográfica.
O país possui uma das histórias mais longas entre todos os estados modernos, tendo sido continuamente habitado desde o 10º milênio a.C.,9 Sua antiga civilização foi responsável pela construção de alguns dos monumentos mais famosos da humanidade, como as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge, tendo sido também uma das mais poderosas de seu tempo e uma das primeiras seis civilizações a surgir de forma independente no mundo. Suas ruínas antigas, como as de Mênfis, Tebas, e o templo de Karnak e Vale dos Reis, abigados na cidade de Luxor, são um foco importante de estudo arqueológico e interesse popular de todo o mundo.
O rico legado cultural do Egito, bem como suas atrações, como o Mar Vermelho e os sítios arqueológicos, fizeram do turismo a parte vital da economia, empregando cerca de 12% da força de trabalho no país. A economia egípcia é uma das mais diversificadas na África, com setores como o turismo, a agricultura, indústria e serviços em níveis de produção quase iguais. O Egito é considerado uma potência média, com influência cultural, política e militar significativa no Norte da África, no Oriente Médio e no mundo muçulmano.
Índice [esconder]
1 Etimologia
2 História
2.1 Pré-história
2.2 Antiguidade
2.3 Domínio ptolomaico e romano
2.4 Domínio árabe e otomano
2.5 Domínio britânico
2.6 República Árabe
2.6.1 Era Nagib
2.6.2 Era Nasser
2.6.3 Era Sadat
2.6.4 Era Mubarak
2.6.5 Era pós-Mubarak
3 Geografia
3.1 Hidrografia
3.2 Clima
4 Demografia
4.1 Religião
4.2 Etnias
5 Política
5.1 Política externa
5.2 Símbolos nacionais
6 Subdivisões
7 Economia
8 Cultura
8.1 Feriados nacionais
9 Ver também
10 Notas
11 Referências
12 Ligações externas
Etimologia[editar | editar código-fonte]
Ver também: Antigo Egito#Etimologia
km.t (Kemet) em hieroglifos é
km m t
niwt
Um dos antigos nomes egípcios para o país, Kemet (kṃt), ou "terra negra" (de kem, "negro"), advém do solo fértil negro depositado pelas cheias do Nilo, distinto da "terra vermelha" (dechret, dšṛt) do deserto. O nome passou às formas kīmi e kīmə na fase copta da língua egípcia e aparece no grego primitivo como Χημία (Khēmía). Outro nome era t3-mry ("terra da ribeira"). Os nomes do Alto e do Baixo Egito eram Ta-Sheme'aw (t3-šmˁw), "terra da junça", e Ta-Mehew (t3 mḥw) "terra do norte", respectivamente.
Miṣr, o nome árabe moderno e oficial para o país, é de origem semita, diretamente relacionado com outros termos semíticos para o Egito, como o hebraico מִצְרַיִם (Mizraim), literalmente "os dois estreitos" (referência ao Alto e Baixo Egitos).10 A palavra possuía originalmente a conotação de "metrópole" ou "civilização" e também significa "país" ou "terra de fronteira".
O termo português "Egito" deriva do grego antigo Αίγυπτος (Aígyptos), por meio do latim Aegyptus, e já era registado no vernáculo no século XIII.11 [necessário verificar] A forma grega, por sua vez, advém do egípcio Ha-K-Phtah, "morada de Ptá", denominação de Mênfis, capital do Antigo Império.12
História[editar | editar código-fonte]
Ver artigos principais: História do Antigo Egito e História do Egito
Pré-história[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Período pré-dinástico do Egito
Instrumento maadiano em marfim.
Os vestígios de ocupação humana no vale do Nilo desde o paleolítico assumem a forma de artefatos e petróglifos em formações rochosas ao longo do rio e nos oásis. No décimo milénio a.C., uma cultura de caçadores-recoletores e de pescadores substituiu outra, de moagem de grãos. Em torno de 8 000 a.C., mudanças climáticas ou o abuso de pastagens começou a ressequir as terras
...