Leiaute
Artigos Científicos: Leiaute. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sanguin • 3/11/2013 • 1.556 Palavras (7 Páginas) • 630 Visualizações
INTRODUÇÃO 2
O LEIAUTE 4
1.1 DEFINIÇÃO 4
1.2 OBJETIVO 4
TIPOS DE LEIAUTE 5
2.1 POSICIONAL 5
2.2 POR PROCESSO 5
2.3 POR PRODUTO 5
2.4 CELULAR 5
2.4 QUAL O TIPO DE LEIAUTE CORRETO? 6
ELABORAÇÃO DE LEIAUTE 6
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
Leiaute tem por objetivo principal permitir a funcionalidade do processo produtivo. Desta forma, uma vez decidida a implantação de uma empresa, seja a manufatura de um bem, ou a prestação de serviços, é imprescindível uma análise rigorosa sobre o arranjo físico de máquinas, equipamentos, pessoas etc.
Em princípio é necessário que se estabeleça a capacidade de instalação de uma empresa, ou seja, seu potencial de produção. Essa é uma condição relevante para que não se incorra em erros, como o alto custo das instalações. Cabe então, aos detentores desta tarefa, projetar o layout de uma empresa, conforme suas necessidades, mas ressaltando a importância de um estudo para mudanças futuras, como diminuição ou aumento do arranjo físico.
O LEIAUTE
1.1 Definição
Conforme dicionário Michaelis:
leiaute lei.au.te sm (ingl layout) Tip Esboço, planejamento ou espelho do trabalho tipográfico com a especificação dos caracteres que devem ser empregados, disposição da matéria, claros, medidas e outras minúcias relativas à composição de um livro, folheto, periódico, anúncio ou obra comercial. L. de página, Art Gráf e Inform: distribuição de texto e imagens dentro de uma página de documento.
Segundo Slack Chambers e Johnston (2002) o leiaute é uma das características mais evidentes de uma operação produtiva porque determina sua forma e aparência. É aquilo que a maioria de nós notaria em primeiro lugar quando entrasse pela primeira vez em uma unidade produtiva.
1.2 Objetivo
O objetivo geral de um layout é proporcionar um fluxo de trabalho de materiais fluido por meio da fábrica, ou um padrão de tráfego que não seja complicado tanto para clientes como para trabalhadores em uma organização de serviços. Desta forma, fica evidente que, para que haja o bom planejamento de uma empresa, requisitos como esses sejam seguidos a risca, a fim de se obter o sucesso esperado.
Por menor que possa parecer, qualquer alteração da localização de uma maquina pode trazer grandes ganhos no processo produtivo em termos de custo de processamento, transporte e armazenagem de materiais ao longo do processo, como também se feita de forma indevida pode onerar o processo com deslocamentos desnecessários, desbalanceamento do processo, enfim, a eficácia geral da produção.
Outra norma que identifica com mais clareza sobre os objetivos do arranjo físico ou layout, aqui apresentados de forma resumida.
1º) Facilitar o fluxo de materiais e pessoas, evitando atropelos e minimizando distância;
2º) Permitir a expansão por meio de áreas de reserva;
3º) Utilizar melhor o espaço disponível;
4º) Diminuir os investimentos em equipamentos e instalações;
5º) Permitir controle de qualidade e da qualidade da produção;
6º) Assegurar segurança e conforto aos operários e facilitar a supervisão;
7º) Dar flexibilidade em caso de alterações, sem longas paradas da produção.
TIPOS DE LEIAUTE
Slack, Chambers e Johnston (2002) classificam em quatro tipos básicos de layout: layout posicional, layout por processo, layout por produto e layout celular. Este último mencionado é a forma de layout que mais impacta na redução dos desperdícios sob a óptica da filosofia da Produção Enxuta. Segue uma explicação de cada tipo de layout:
2.1 Posicional
No leiaute posicional ou por posição fixa os produtos permanecem estacionados para receberem a transformação necessária dada pelas maquinas e equipamentos e, estes sim é que são transportados até os materiais para execução dos trabalhos.
Este tipo de leiaute é utilizado quando o bem a ser produzido é muito pesado, volumoso ou frágil para circular pelo parque fabril. Obras da construção civil como prédios, pontes, rodovias e precisam que seja levados todos os trabalhadores, equipamentos e materiais até o local onde esta sendo executado o produto.
Exemplos: Além do citado acima, cirurgia do coração, restaurante de alta classe, estaleiro, manutenção de equipamentos de grande porte.
2.2 Por Processo
O leiaute por processo é assim chamado por ser determinado majoritariamente pela pela similaridade das funções e requisitos para funcionamento dos maquinários englobados no processo. Este tipo de leiaute e normalmente usado quando a variedade de produtos é muito grande e a quantidade de lotes é relativamente pequena. Este tipo de leiaute é também conhecido como leiaute funcional.
Exemplos: Oficina Mecanica, Ferramenta, Supermercado, Biblioteca, Hospital Geral.
2.3 Por Produto
Neste leiaute os recursos de transformação estão configurados na sequencia especifica para melhor conveniência do produto ou do tipo de produto. Este tipo de leiaute também é conhecido como leiaute em linha. Segundo GAITHER (2002) “os leiautes por produto tipicamente usam maquinas especializadas que são configuradas uma única vez para executar uma operação especifica durante um longo período de tempo em um produto.”
Exemplos: Montagem de automóveis, Produção de chapas de aço, restaurante bandejão, programa de vacinação em massa, fabricação de papel
2.4 Celular
O leiaute celular
...