Liderança
Tese: Liderança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dodobrasil • 2/4/2014 • Tese • 387 Palavras (2 Páginas) • 412 Visualizações
1 – Liderança
Este Critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.
1.1.1 – Como é feita a politica de governança corporativa?
O Bradesco aderiu, em junho de 2001, ao Nível 1 de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA S.A. -Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.
O Nível 1 exige que as empresas adotem práticas que favoreçam a transparência e o acesso às informações pelos acionistas e investidores. Para mais informações sobre o
Nível 1, acesse: http://www.bmfbovespa.com.br/empresas/pages/empresas_nivel-1.asp
O Conselho de Administração, em maio de 2006, deliberou formalizar a Política deGovernança Corporativa da Organização Bradesco, reafirmando seu compromisso permanente em fortalecer a Organização, levando-se em conta a preocupação com elevados padrões éticos e, consequentemente, com o seu posicionamento entre as empresas líderes praticantes da boaGovernança Corporativa nos mercados nacional e internacional.
Em consonância, instituiu o Comitê Executivo de Governança Corporativa para assessorar a Diretoria Executiva no desempenho de suas atribuições relacionadas ao cumprimento das diretrizes estabelecidas na Política de Governança Corporativa.
1.2 COMO A CULTURA DE LIDERANÇA PODE AFETAR UMA ORGANIZAÇÃO?
O ano de 2008 marcou o início de um período de evolução da nossa estrutura organizacional, o que afetou diretamente nossos colaboradores no Brasil. O Sistema de Gestão Natura começou a ser implantado baseado em três pilares: processos, cultura e liderança. Esse movimento certamente se refletiu em nossos colaboradores, gerando um desconforto. Os primeiros sinais de melhoria, no entanto, já são percebidos, com a reação no clima da área administrativa, a mais afetada pela reorganização. O foco principal da mudança foi tornar a empresa mais leve, ágil e eficiente na tomada de decisões, com menos níveis hierárquicos, mais próxima dos consumidores e do mercado. Mobilizamos e engajamos a organização como um todo para alavancar esse processo.
Desde o início de 2008, começamos a realizar o processo de ajuste de nossa estrutura. Com isso, houve uma redução de 8,6% no número de colaboradores no Brasil – de 4.798, em 2007, para 4.386, em 2008 –, sem impacto na atividade fabril e na força de vendas. A estrutura da Natura no País, até então orientada por áreas, passou a adotar o modelo de unidades de negócios e unidades regionais, o que promove uma atuação mais autônoma, direcionada e descentralizada.
...