Liderança
Tese: Liderança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lindenbergg • 10/11/2014 • Tese • 1.273 Palavras (6 Páginas) • 188 Visualizações
3. Direção
A direção é uma das 4 funções da administração, dirigir é o ato de gerir os esforços individuais de um grupo de pessoas de forma que o conjunto dos mesmo possam convergir à um propósito comum. Embora possa parecer simples devido a sua definição, se demonstra uma função desafiadora e delicada, partindo do pressuposto que o gestor deve conciliar os interesses individuais de seus colaboradores com os da empresa.
Para conciliar ambos interesses as empresas possuem diversas armas ao seu dispor, e não é diferente com a empresa analisada por este trabalho, o Google, consciente que para atingir seus objetivos e realizar sua missão é necessário que seus colaboradores possuam o melhor rendimento possível, aposta em práticas e incentivos que até sua criação eram pouco ortodoxas, podemos citar entre as quais:
Escritórios com decorações e cores vivas, a empresa conta com ambientes de visual alegre e que transpassa o sentimento de aconchego como forma de que seus funcionários se sintam o mais em casa possível.
Salas temáticas para descanso e relaxamento, essas sala variam desde simples quartos, porem enormes com camas para cochilos até algumas salas nada ortodoxas, como a sala em que o colaborador deita em uma banheira e então observa um enorme aquário.
Salas de jogos, contendo enormes variedades, esse ambiente é considerado totalmente volta para que as pessoas se soltem da tensão do serviço, inclui vídeo games com Xbox 360, mesas de bilhar, pebolim, na ala externa do edifício algumas das sedes possuem até mesmo campos de futebol e quadras de vôlei de areia, não é raro de ver competições em determinados jogos entre os funcionários com função de interação e integração social.
Cafeterias, nas franquias da empresa são distribuída diversas cafeterias, o numero de 10 até mesmo 15 cafeterias em única sede embora pareça falacioso é nada mais que a pura verdade, os funcionários possuem a sua disposição uma grande variedade de pratos prontos e ainda outros preparados na hora das mais variadas refeições do dia, e o mais interessante é que nada disso é pago, tudo é por conta da empresa, a empresa com uma média geral de algumas sedes contabilizou de gasto aproximadamente US$7.000 (sete mil dólares) anuais por pessoa apenas nas cafeterias.
O critério de serviço, a google está entre as empresas que revolucionou a forma em que o serviço é entregue, assim como muitas empresas ligadas a área de tecnologia em especial á de softwares o pessoal trabalha voltado para metas a se cumprirem, geralmente não possuindo carga fixa de horários diários na empresa nem rotina de horário a se cumprir, e sim uma meta de entrega de resultados com datas pré-estabelecidas, desta forma o funcionário tem maior liberdade para pensamentos e rendimento.
O apelo carismático da empresa, devido ao conjunto de incentivos diferenciados a google se tornou um objetivo de vida para muitas pessoas, visando o trabalho de seus sonhos elas se esforçam por uma chance, a disputa e importância para se trabalhar na empresa é tão grande que os funcionários que possuem este serviço passaram a exercer um “estilo de vida” e a serem conhecidos como googlers.
Premiações, as equipes previamente definidas para cumprimento de metas concorrem a premiações caso seu desempenho tenha sido excepcional, a primeira colocada em metas grandes concorre a viagens, férias extras, abonos salariais e ainda há a perspectiva de crescimento constante, a organização conta com uma grande quantidade de cargos e funcionários possibilitando a carreira e ascensão de muitos colaboradores esforçados e determinados.
Esses incentivos visando a melhoria dos funcionários não se encontram na organização por um acaso, primeiramente toma-se como base uma das teorias da motivação para então se estabelecer quais serão os métodos utilizados para otimizar o serviço, o método de incentivo usado pela Google é baseado na teoria ERC.
A teoria ERC é uma modificação da teoria das necessidades de Abraham Maslow, Clayton Alderfer propõe nesta teoria 3 necessidades, sendo elas:
Necessidades Existenciais: Relacionadas ao bem estar físico e necessidades físicas. Esta a qual é completada ao se obter um emprego que possa manter essas necessidades, o salario base de qualquer funcionário desta organização proporciona liberdade financeira para tal. Não atoa há uma grande concorrência pelas vagas e apenas pouco conseguem obtê-las.
Necessidades relacionadas: Corresponde a relações interpessoais suficientemente bem sucedidas. A empresa fornece todos os instrumentos para que seu pessoal possuam essas relações, contando com momentos dentro do horário de expediente para socialização com as demais pessoas. Competições fora de carga horaria, formações de grupos de trabalho e escritórios dinâmicos com poucas regras são mais alguns fatores que trabalham em prol das relações interpessoais.
Necessidades de crescimento: Ligada ao crescimento pessoal, melhoria da competência e desenvolvimento potencial. Pode-se dizer que esta está totalmente ligada a auto realização na área profissional. O ambiente mas propicio para tal envolve chances de crescimento profissional, aprimoramento de habilidades em áreas já conhecidas ou ainda aprendizado em novas áreas de atuação, um ambiente criado pela Google para seu funcionário se sentir o mais satisfeito possível.
Todas as medidas tomadas pela empresa relacionadas a motivação podem ainda
...