Liderança
Dissertações: Liderança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alequico • 6/3/2015 • 487 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
Liderança
Segundo Soto (2002) as novas realidades e tendências de um mundo globalizado modificar-se nos ambientes comerciais e industriais o que requer das organizações mais competitividade para se adequarem as tendências do mercado futuro.
“As crianças dominantes controlam os brinquedos, iniciam e organizam jogos e ajudam a manter o grupo unido, as crianças menos dominantes orientam-se tendo referencia nas crianças mais dominantes, Tamanho, força, habilidade, inteligência, atratividade e gênero, contribuem para determinar quais organismos ocuparam posições superiores na hierarquia social emergente”. (Gardner, 1996)
Definição de liderança:
Existem inúmeras propostas e definições quando tratamos ou analisamos o tema liderança. Na grande maioria da proporção encontramos um ponto em comum que trata a liderança com a capacidade de influencia para a execução de um objetivo em uma dada situação.
Para Lacombe (2003) liderar e conduzir um grupo de pessoas influenciando seus comportamentos e ações para atingir objetivos de interesse comum a este grupo.
Para Bennes (apud Lacombe & Helborn, 2003) à diferença entre administrar e liderar: disse que administrar e assumir responsabilidade, fazer acontecer, em quanto que liderar e influenciar, guiar em direção a um dado objetivo.
Sempre que uma pessoa procura influenciar o comportamento de outra, a primeira é o líder potencial e a segunda o liderado potencial.
Segundo Bergaminic (1994( dois aspectos são comuns às definições de liderança:
• Primeiro que a liderança esta ligada a um fenômeno grupal.
• Segundo que fica evidente que se trata de um processo de influenciação de exercido de forma intencional por parte dos lideres sobre seus seguidores.
Liderar e ter a capacidade de influenciar na direção a realização de metas. Intende-se que a posição de liderança esta associada ao desenvolvimento das seguintes habilidades: saber lidar com a complexidade; saber manter, buscar e integrar parceiros, saber comunicar-se, saber desenvolver a cultura da organização, saber assumir responsabilidade e ter visão estratégica.
Sem perder de vista a determinação o caráter, integridade e intuição. Segundo Dubin (2006) intuição é uma maneira, com base na experiência, de saber ou racionar, na qual o julgamento e o equilíbrio são frutos automáticas.
Para MC Gregor (1999) liderança não é um propriedade do individuo, mas sim uma relação complexa entre as seguintes variedades:
• Características do líder;
• As atitudes, necessidades e outras características pessoais dos seguidores.
• Características da organização, tais como sua finalidade e estrutura.
Na Escola de Administração Cientifica, Teylor considerava as pessoas como instrumentos, apêndices da maquina e portanto manipulada pelo seus lideres. Teylor reduzia o homem a gestos e movimentos, sem capacidades de desenvolver atividades mentais que depois de uma aprendizagem rápida funcionava como uma maquina. A redução do trabalho mental também enfatizada na medida em que a super
...