Liderança
Exames: Liderança. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jeandalpra • 18/3/2015 • 1.026 Palavras (5 Páginas) • 173 Visualizações
O modo que até os dias atuais o chefe controlava seus colaboradores estava totalmente fora dos padrões, exercia controles mecânicos, sabia simplesmente mandar e corrigir sem pensar no intelectual de cada pessoa que prestava os serviços. Com uma maior concorrência, as empresas começaram a necessitar de funcionários mais dedicados e comprometidos. Agora não mais chamado de chefe, mas sim de líder o profissional teve que aprender a estimular seus funcionários, sempre pensando em manter o melhor clima em equipe e aumentar o desenvolvimento individual de cada um.
Segundo Paul E. Spector, “Um líder é alguém que está no comando ou é chefe de pessoas. Só porque você está no comando, isso não quer dizer que as pessoas irão ouvi-lo ou fazer o que você dia. O que a principio parece simples é, na verdade, muito complicado”. Dentro de uma organização, os lideres estão frequentemente associados a cargos de supervisão, porém, ser um supervisor não garante que você será capaz de influenciar os outros. Além disso, muitos líderes nas organizações não tem um título formal. Os lideres informais surgem dos grupos de trabalhos e podem ter maior influência sobre o comportamento dos membros do grupo do que os supervisores.
Todas as organizações em algum momento irão se deparar com a necessidade de mudanças, isso será necessário para a sua sobrevivência no mercado, deverão descartar as ideias que até então achavam que funcionavam e iniciar uma busca por atividades e práticas inovadoras, essas, devem chamar a atenção de seus clientes de modo diferenciado. Para essa mudança acontecer é importante que a empresa esteja preparada com pessoas para ocupar o cargo de líder para que obtenha sucesso junto com o seu empreendimento.
A empresa deseja que o líder seja influente perante os funcionários, que com a sua boa comunicação consiga transmitir de forma clara e objetiva as metas a serem cumpridas. O líder deve ter uma percepção sensível aos fatos que ocorrem com sua equipe, conseguindo obter do funcionário suas melhores habilidades. Há várias formas de obter bons resultados dos funcionários, basta utilizar a ferramenta certa dentro da organização.
Todas as pessoas tem a capacidade de se tornarem líderes, independente de perfil, estilo ou personalidade, o que pode impedir de à torná-la líder e a falta de disciplina e a falta de vontade.
Para a formação de um líder é necessário alguns passos básicos a serem seguido, um deles seria a noção de responsabilidade que essa tarefa demanda a responsabilidade de motivação com sua equipe, um bom líder não desiste ate não ver toda a sua equipe motivada ao máximo.
Um líder não precisa necessariamente nascer com esse dom, ele pode ir desenvolvendo essa habilidade através de capacitações, experiências profissionais e pessoais. Algumas pessoas tem maior facilidade do que as outras para desenvolver essa habilidade. Um exemplo de um líder que já nasceu com esse dom é Jesus Cristo.
Estudos mostram que quando pessoas que vieram da base tornam-se líderes dentro da mesma organização, essas são propensas a maiores sucessos, pois sabem de toda a trajetória da empresa e foram moldando seu perfil conforme a necessidade.
Uma das ferramentas que um bom líder possui é o seu poder, utilizado de forma correta, pode trazer benefícios para a organização, mas o poder utilizado de forma inadequada pode trazer vários prejuízos. Em algumas situações os líderes utilizam a ferramenta do poder para humilhar ou maltratar seus subordinados achando que com medidas punitivas terão melhores resultados.
A liderança despreparada cria conflitos entre as pessoas, estimula jogos de poder e, principalmente, desmotiva a equipe. Se os lideres não tiverem consciência dos desafios enfrentados por suas equipes, a empresa se transforma em um navio sem rumo.
Alguns dos líderes possuem perfis
...