Liderança Sitacional
Monografias: Liderança Sitacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: prlocatelli • 19/10/2014 • 429 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar e classificar o desenvolvimento da equipe da noite através da aplicação da teoria da Liderança Situacional.
Para o desenvolvimento deste Projeto de mapeamento da maturidade no trabalho foi utilizado o procedimento de avaliação dos colaboradores pela liderança direta com aucilio dos Operadores de Produção 3 via aplicação de questionários para identificar o nível de maturidade dos colaboradores. ( figura 1)
Liderança Situacional
O fator chave na Liderança Situacional é a necessidade do líder desenvolver sua sensibilidade e percepção, diagnosticando sua equipe para que possa definir como irá atuar, pois em qualquer situação em que uma equipe possa estar, a liderança sempre deverá realizar suas funções básicas de gerir com atenção concentrada nos objetivos e resultados.
Um dos problemas cruciais no âmbito dos relacionamentos interpessoais trata da forma de conduzir uma equipe com diferentes níveis de necessidades quanto à ênfase nas tarefas e/ou ênfase nos relacionamentos.
“Nesse caso, a variável a ser considerada passa pelo nível de maturidade do subordinado, avaliado a partir não só do conhecimento e da experiência, mas também do nível de empenho, grau de autonomia, capacidade de assumir responsabilidades e tomar decisões, interesse por melhorias, relacionamentos, aceitação de desafios, etc.
E quanto maior for esta maturidade, menos estruturadas serão suas tarefas pelo líder. Inclusive a partir de determinado momento, até a ênfase nos relacionamentos pode ir sendo gradativamente diminuída, dada à resposta positiva por parte do subordinado por esta ilimitada confiança nele depositada, o que formará a sua própria Curva de Maturidade”. (JOHANN, 2002, p. 70).
Assim, percebe-se que o objetivo da Líderança Situacional consiste em o líder identificar a maturidade de seus subordinados e determinar qual comportamento irá adotar. Para Spricigo (1999, p. 48), “na Líderança Situacional está implícita a idéia de que o líder deve ajudar os líderados a amadurecer até o ponto em que sejam capazes e estejam dispostos a fazê-lo”. Este desenvolvimento dos líderados deve ser realizado ajustando-se o comportamento de líderança, passando pelos estilos de direção,treinamento, apoio e delegação, conforme a figura 2.
Fonte: Estilo do Líder (Hersey e Blanchard 1986, p.189)
Figura 1: Estilo do Líder
O líder eficaz deve utilizar diferentes estilos de liderança para cada grau de maturidade. Após ter sido diagnosticado o nível de maturidade dos subordinados (M1, M2, M3 ou M4), traçando-se no gráfico uma linha reta a partir da maturidade dos liderados, até interceptar a curva do sino, obtém-se a dosagem correta de comportamento de tarefa ou comportamento de relacionamento que o líder deve utilizar para a maturidade identificada, aplicando-se o estilo de liderança requerido (E1, E2, E3 ou E4).
Fonte: Baseado em Hershey e Blanchard, 1986
...